logo

Macaé mantém resultados positivos na segurança pública

30/01/2025 12:14:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Representantes da administração municipal e das Polícias Civil e Militar compararam os dados de 2023 a 2024 nesta quinta-feira (30)

Os resultados positivos na área de segurança pública de Macaé foram apresentados, nesta quinta-feira (30), no Centro Integrado da Administração da Saúde (Cias). Representantes da administração municipal e das Polícias Civil e Militar compararam os dados de 2023 e 2024, apontando a redução nos índices de criminalidade: queda de 51,4% nos casos de letalidade violenta (homicídios); 72,6% nos roubos de veículos; 46,4% nos roubos de rua; e 50% nos roubos de carga.

Em relação a janeiro do ano passado com o mesmo período deste ano, os números foram: redução de 83% dos casos de homicídio; 33% de roubo de veículos; 85% de roubos de rua; 50% de roubos a estabelecimento comercial; e roubo de carga nenhum caso registrado.

O prefeito, Welberth Rezende, destacou que há cinco anos Macaé estava entre as cidades mais violentas do país e, atualmente, após políticas públicas integradas as estatísticas confirmam a redução no saldo de criminalidade. “Além das ações em Segurança Pública, o governo investe em programas sociais como a Moeda Social Macaíba, geração de empregos, qualificação profissional, mobilidade urbana, educação, esporte , cultura, serviços públicos, entre outras áreas que contribuem com esse resultado de esforço conjunto com as forças de segurança”, frisou o prefeito.

Welberth ainda citou o incentivo da prefeitura ao entregar a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, inaugurado em julho de 2023, e o pagamento de 32 policiais militares diariamente nas ruas de Macaé, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). “A meta é ampliar este número para 50. Com isso, estaremos dobrando todos os dias o número do efetivo diário da força de segurança presente na cidade, que hoje já conta com outros 50 todos os dias”, explicou Welberth.

O delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil, Pedro Emílio Braga, detalhou que os indicadores de criminalidade apontam redução de 90% por quatro semestres consecutivos, além do aumento de 25% na produtividade da delegacia. “Em 2024, fomos a terceira unidade do estado que mais realizaram prisões. Além disso, nos últimos dois anos foram presos cerca de 150 narcotraficantes em Macaé”, revelou o delegado.

O secretário municipal de Ordem Pública, César Oliveira, informou que o órgão implementará em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana o sistema de monitoramento que realizará, por exemplo, reconhecimento facial e identificação de placas de veículos suspeitas. “A ideia é melhorar a infraestrutura para nosso efetivo, assim como, gerar resultados para a população”, acrescentou.

O subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Rafael Lima, pontuou que o desafio é trabalhar na manutenção dos índices. “O trabalho integrado entre as forças de segurança e a administração municipal é fundamental para a continuidade das políticas públicas que continuarão reduzindo esses números”, disse.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Tales Borges, enfatizou que Macaé registrava 1300 roubos de carga por ano e, atualmente, as estatísticas revelam 120 casos em 12 meses. “Macaé está como protagonista, aumentando a sensação de segurança de moradores e turistas que escolhem nossa cidade”, avaliou o secretário.


Fotos Relacionadas