Secretaria Adjunta de Defesa Civil

Agente Mirim e Agente Comunitário de Defesa Civil

O que é o projeto
O Projeto foi desenvolvido devido à necessidade de se promover, por meio da educação infanto-juvenil e comunitária, o aumento do senso de percepção de risco, o desenvolvimento do espírito de voluntariado e uma mudança cultural e comportamental visando à formação de comunidades mais seguras e preparadas frente a emergências e desastres.

Objetivo do projeto
Difundir conceitos de defesa civil, cidadania, prevenção de acidentes, meio ambiente, combate a incêndio, primeiros socorros, entre outros.

A quem se destina o projeto
População macaense em geral.

Lei de Criação do Projeto
Lei Municipal 3.292/2009

Núcleos Comunitário de Defesa Civil – NUDECs

O que é o projeto
O NUDEC é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de defesa civil como voluntário.

Objetivo do projeto
Os NUDECs são Núcleos Comunitários de Defesa Civil, cuja finalidade é desenvolver um processo de orientação permanente junto à população.

A quem se destina o projeto
Grupos Comunitários.

Lei de criação do projeto
Lei Municipal 271/2005