Igualdade Racial promove fortalecimento do movimento negro
Foto: Ana Chaffin
Encontro ocorreu nesta sexta-feira na Rinha das Artes
Diálogos, troca de ideias e de experiências marcaram o Encontro Aquilombamento, promovido na tarde desta sexta-feira (13), às 14h, no Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro de Macaé. Com a participação de representantes da comunidade, de grupos de movimentos negros e instituições, além de integrantes do Governo Municipal, a programação teve como foco iniciar ações relacionadas ao fortalecimento do movimento negro na região com destaque para intervenções pontuais, direitos e à igualdade racial.
Na pauta, foram abordados temas como políticas públicas, direitos da população negra, saúde, ouvidoria e casos de racismo, cultura afro-brasileira, ações de reforço às políticas públicas, estratégias para tratar de parcerias, combater o racismo, apoio aos fazedores de cultura preta, estratégias para combater o racismo e direitos da população negra.
De acordo com o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias, o encontro foi essencial para tratar de questões essenciais para tratar de políticas públicas e também de ações relacionadas à igualdade racial e fortalecer o movimento negro na região.
Na ocasião foram apresentadas aos participantes algumas ações executadas neste ano de 2024, como; parceria com a equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde junto ao Colégio Municipal Botafogo , que abrange em sua maior parte alunos negros, mapeamento étnico junto ao comércio do Centro, participação na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Leis voltada aos Trancistas e aos servidores que vão passar por curso de Letramento Racial.
"A proposta é mobilizar a comunidade em torno da luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira. Juntos, queremos construir um futuro mais inclusivo para todos”, ressaltou Dorniê Matias.
Na lista também estão apoio à Marcha Mulheres Negras, apoio à ação Esporte-Racismo não tem jogo, participação no evento do Pacto Global de Cidades, encontros com professores sobre Letramento Racial, participação na banca de heteroidentificação da FeMASS, lançamento do programa de equidade racial, curso de Letramento Racial, conquista do prêmio Servidor Inovador, Campanha Macaé Cidade Antirracista, Neafro, participação no programa “Macaé Empreendedora”, projeto Carucango, prêmio Zumbi dos Palmares e Dandara em São João da Barra, visitas e encontros técnicos no Rio de Janeiro e selo “ Educação Antirracista”.
Para a coordenadora Geral de Ações Afirmativas da pasta, Yaisa Santos, esta sexta-feira (13) foi marcada pela criação de um espaço de diálogo e troca de experiências.
O representante da Ouvidoria Geral do município, Alex Xavier, explicou a atuação da Ouvidoria quanto a casos de racismo e também solicitou apoio da comunidade.
"Teremos outros encontros que vão tratar de temas citados nesta sexta, como calendário com eventos da cultura negra, ações para a escola municipal com elaboração de um plano de ação coletivo, apoio e divulgação da agenda dos fazedores de cultura preta, entre outros. O Encontro Aquilombamento foi de suma importância para estreitar ideias, parcerias e tratar de assuntos relevantes que fazem diferença junto à valorização da população negra e diante também do combate ao racismo”, ressaltou.
Vale lembrar, que já foi firmado apoio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé, que já está atuando junto à Seppir na utilização do sistema informatizado da Ouvidoria. O objetivo é agilizar o tratamento das manifestações relativas ao racismo no âmbito do município. Com isso, a intenção é ampliar a visibilidade, permitindo maior rastreabilidade dos casos em curso.
“Contamos com 16 ouvidorias setoriais, e um de nossos desafios é reduzir o número de manifestações. Continuaremos realizando acompanhamentos e dando atenção a casos de violência racial”, explicou.
Aprovação
A programação foi elogiada pelos participantes. Entre eles estava a Conselheira Estadual da Igualdade Racial e representante do Comitê Gestor do Valongo, Fernanda Machado. “Estou orgulhosa por Macaé contar com uma Secretaria de Igualdade Racial tão atuante. É muito gratificante ver esse trabalho de Macaé, que sei que é fruto de lutas antigas. Que tenhamos essa construção valiosa, pois na verdade a gente só luta se tiver aquilombado”, pontuou.
Já a representante da sociedade civil Zoraya Braz também elogiou. “O movimento negro é necessário para hoje estarmos trabalhando de forma institucional. Para que haja fortalecimento, temos que estar prestigiando, nos unindo para realmente tratar de políticas públicas. É necessário mapear o movimento negro, valorizar os fazedores de cultura preta e tratar do fortalecimento e das bases do movimento civil. Aí sim, vem o aquilombamento”, destacou
Estavam presentes no encontro representantes da Secretaria de Educação, Ouvidoria Geral do município, Secretaria de Saúde, Casa de Crioula, Revista Coisa de Preto, entre outros.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré nº 466, 1º andar. O contato é através dos telefones (22) 2765-8700, ramal 248, ou (22) 99104-7284. Já o email é: seppirmacae@gmail.com.Vale lembrar, que o canal do Disque Racismo, atende em Macaé pelo número (22) 99244-7709, foi ampliado através de parcerias.