III Simpósio de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas será promovido nesta terça-feira
Evento tem carga horária de 8 horas e será promovido de 8 às 17 horas
Nesta terça-feira (26), o Auditório Cláudio Ulpiano, localizado no bloco A da Cidade Universitária de Macaé, será o cenário do III Simpósio de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas Escolas. Com carga horária de 8 horas, o evento ocorrerá das 8h às 17h e é voltado para a população em geral.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais - Neafro/Portaria 019/2022) e Centro de Formação Professora Carolina Garcia e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. As inscrições online estão abertas.
Com mediação de Thalita Corrêa Cardoso de Oliveira, Ana Paula dos Santos Couto Silva e Josemarlen Gonçalves de Carvalho Silva, o simpósio visa ampliar as discussões sobre diversidade racial nas escolas. O evento busca promover a troca de boas práticas e reflexões em torno de ações afirmativas que incentivem atitudes de respeito e a promoção da equidade educacional.
De acordo com o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias, o simpósio será uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre educadores, estudantes e a comunidade dentro da pauta antirracista, tendo a educação como um poderoso instrumento de transformação social.
"É um momento de encontros e diálogos possíveis que pode levar a uma compreensão mais profunda das culturas afro-brasileira e indígena, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária", afirma.
Os participantes poderão compartilhar experiências, discutir estratégias e desenvolver ideias sobre a inclusão da diversidade cultural no ambiente escolar. “O evento promete ser um marco importante na luta por equidade e respeito à pluralidade cultural”, comentou o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias.
A programação inclui às 8 horas recepção e acolhimento; 8h30 abertura oficial e apresentação artística com Anderson Aprígio e coral com estudantes das escolas públicas de Macaé.
Às 9h30, mesa de debates com o tema "Diálogos e práticas para o enfrentamento do racismo nas escolas" com o professor Jorge Luís Rodrigues dos Santos, doutor em Memória Social, mestre em Educação e especialista em temas da diversidade e o professor Henrique da Silva, formado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. A mediação será de Yaisa Santos, pedagoga, bacharel em Produção Cultural, pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar e pós em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica.
Às 11h30 haverá apresentação dos estudantes da Escola Municipal Maria Isabel, participantes do projeto Pérolas Negras.
Após o almoço, às 13h30, apresentação artística "As histórias que nossas raízes contam" com a EMEI José Bruno de Azevedo.
Às 14 horas, palestra "A pauta indígena na educação antirracista e as articulações entre a academia e educação básica" com o professor Daniel Arruda, bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutor em filosofia
Os interessados podem se inscrever por meio deste link.