Procon lança operação “Preço Exposto” no Dia do Consumidor

15/03/2023 19:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Orientação e fiscalização fizeram parte da abordagem que seguirá ao longo deste mês

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15) teve destaque em Macaé, por meio de uma programação especial no Shopping Plaza. No decorrer do dia, a equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon visitou estabelecimentos comerciais para tratar da orientação e fiscalização quanto aos preços que devem estar apresentados nas vitrines e prateleiras, dando início à operação “Preço Exposto”, que vai ocorrer durante todo o mês de março. Também foram distribuídos materiais explicativos e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Na ocasião, os consumidores tiveram a oportunidade de conhecer o Proconzinho, mascote lançado na primeira edição do projeto Fiscal Mirim.

O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Os consumidores que percorriam o shopping elogiaram a iniciativa. Entre eles estavam Carla Rosa de Souza e Cláudia Rangel. “É muito bom receber recomendações. Ficamos mais atentos aos estabelecimentos e aos produtos”, destacaram.

De acordo com o Secretário Adjunto do Procon-Macaé, Gilcimar Prata, os consumidores devem ficar atentos na verificação de preços, pesquisar antes das compras, principalmente online, e ter consciência a respeito do consumo, se o mesmo está dentro do orçamento ou não. “Se o consumidor ficar atento nas compras, haverá melhor regulação do mercado. A atenção deve ser também quanto às compras no varejo online, devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra”, pontua.

As próximas ações previstas serão a atuação do Procon Itinerante, no Prefeitura Presente, que será realizado no sábado (25), no Morro de Santana e a palestra “A relação de consumo e suas peculiaridades”, que vai acontecer no Paço Municipal, das 13h às 16h30, no dia 30 deste mês.

Vale lembrar, o Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).

Data - O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962. No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor ganhou relevância a partir dos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. O documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra. A partir desta lei, os estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores, os Procons.


Fotos Relacionadas