Crédito beneficiará pescadores e pequenos agricultores

28/03/2016 10:10:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Recursos podem ampliar a possibilidade de negócios desses profissionais

Agora, os pescadores e pequenos agricultores de Macaé que não possuem cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) também vão poder se beneficiar com recursos da Agência Estadual de Fomento - AgeRio, por meio do programa Macaé aCredita em Você, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo. O objetivo é contribuir para os investimentos nessas áreas e ampliar a possibilidade de negócios. Para participar basta que esses profissionais sejam credenciados e tenham uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os valores do empréstimo podem chegar até R$15 mil.

Rebeka Motta, coordenadora de Financiamentos da secretaria, explica que, antes, só podiam participar os interessando que tinham CNPJ. "E muitos pequenos produtores, geralmente da agricultura familiar, e pescadores não têm o CNPJ, mas possuem o DAP, que se consegue com apoio da Emater da Fiperj. Esse profissional que não se formaliza, mantém outros benefícios", ressalta Rebeka, acrescentando que a taxa de juros do programa é uma das menores do mercado, 3% ao ano.

Após avaliação da situação de cada interessado e a liberação do valor, o beneficiado tem até 24 meses para fazer o pagamento. O valor do empréstimo pode ser usado para compra de sementes ou projeto de irrigação de hortas pequenas. Mas, aqueles que desejam um valor maior que pode ser usado na reforma de um barco, por exemplo, também não estão sendo esquecidos.

- Estamos resgatando a parceria com o Banco do Brasil para ampliar o atendimento a esse público. Contamos com apoio de parceiros como a linha de crédito Pronaf, que está sendo reativada - explica a coordenadora, destacando que sempre são procurados por pescadores que buscam o crédito. "Até agricultores nos procuravam, mas nunca foi possível fazer o empréstimo. Agora, podemos oferecer a aqueles que têm DAP", observa.

Microcrédito - Até esse mês de março, o programa Macaé aCredita em Você já concedeu quase R$3 milhões de reais em crédito para empreendedores macaenses. A secretaria oferece consultoria e participa de todo o processo. As liberações dos valores variam de acordo com cada caso. O recurso é da AgeRio e toda análise para o crédito é feita por lá.