Macaé fomenta negócios e incentiva empreendedorismo

Nov 27, 2023 5:43:00 PM - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

A Semana Global de Empreendedorismo – Macaé Empreendedora teve início nesta segunda-feira (27), com abertura realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). A mesa de abertura foi composta pelo vice-prefeito Célio Chapeta; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna; o presidente da Acim, Frederico Barreto; o vereador Rafael Amorim; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae em Macaé, Silvia Andréa Carvalho Romão, representando o Coordenador da Regional Norte do Sebrae RJ, Guilherme Reche.

"Agradeço a participação de todas as instituições: Acim, CDL, Sebrae, Firjan, e as empresas e empreendedores que estão colaborando na 'Macaé Empreendedora', tão importante para o desenvolvimento da cidade", destacou o vice-prefeito, Célio Chapeta.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, avaliou que os projetos vão ao encontro da Semana Global de Empreendedorismo. "Temos trabalhado no diálogo, na construção, na reconstrução de tudo que precisa ser feito para que Macaé se desenvolva, se transforme, e para isso é importantíssima a presença das instituições", classificou.

Sustentabilidade

De acordo com Vianna, o governo trabalha a recuperação econômica com responsabilidade para que o município tenha desenvolvimento econômico, social e sustentável. "Há 46 anos recebemos a indústria do óleo, do gás, recebemos o título de Capital do Petróleo, hoje oficialmente declarada Capital da Energia, e preparamos a Semana Global para que quem tem o sonho de se desenvolver possa trazer esse sonho para realidade", pontuou.

Para o vereador Rafael Amorim, a semana global será fundamental como oportunidade para as pessoas terem motivação para criar, crescer, gerar riqueza, renda e desenvolvimento. "O Legislativo vem acompanhando de perto e dando o suporte e apoio a um governo de diálogo. Nosso papel é ouvir e dar esse suporte. E a capacitação vem do empreendedorismo", comentou.

Segundo a analista de Políticas Públicas do Sebrae em Macaé, Silvia Andréa Carvalho Romão, durante a semana uma série de ações serão promovidas, como o networking. "Vamos fazer com que os empreendedores se encontrem com outros empresários", assinalou, acrescentando que durante a programação, empresários vão mostrar um pouco da história deles e trocar experiências. "Outro momento será a sessão de negócios, modelo que permite que o empreendedor fale do seu produto e escute um pouco do produto que o outro empresário tem a oferecer", citou.

Após a abertura foi promovido o Painel "Macaé Empreendedora: Valorizando o que é nosso!", com a presença de Anilson Andrade - CEO da Shop Solar; Ednaldo - CEO da Alternativa Internet; Camilo Torquato - CEO da T&D Sustentável; e Luciano Barros - CEO da West Group, com moderação de Silvia Andréa, analista de Políticas Públicas do Sebrae em Macaé; e Isabel Tunas, CEO da Facilitoy. A palestra "Sebrae: Gestão do Tempo e Produtividade" encerrou a programação desta segunda-feira. Participaram da abertura representantes de diversas instituições e entidades empresariais e comerciais de Macaé, além de empresários e empreendedores.

Programação continua nesta terça no Lagomar

A Semana Global de Empreendedorismo – Macaé Empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae. É promovida no Centro, Parque Aeroporto, Lagomar e Cavaleiros. A programação conta com palestras, painéis, além de sessão e rodada de negócios.

Nesta terça-feira (28) a programação será no Lagomar com o Painel Macaé Empreendedora: "Valorizando o que é nosso", às 14 horas; palestra Sebrae "Como encantar os seus clientes", às 15h30; apresentação da Macaíba aos empreendedores locais, às 17h30; e sessão de negócios, às 18 horas.


Fotos Relacionadas