Trabalho e Renda: projeto oferece apoio jurídico, para inclusão e currículo

03/02/2023 09:25:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda inicia, a partir da próxima quarta-feira (8), o projeto “Oficina do Trabalho”. A ação atuará em três vertentes com dias e horários específicos voltados ao suporte para elaboração de currículo, atendimento para pessoas com deficiência sobre ingresso no mercado de trabalho, além de orientações jurídicas voltadas ao trabalhador, micro empresário e empreendedor individual.

O projeto tem como objetivo auxiliar todos os pilares que envolvem a geração de emprego e renda. A secretária da pasta, Sabrina Nunes, ressalta que a Oficina do Trabalho é mais uma medida que visa atender demandas de áreas que foram identificadas como mais sensíveis.


“A ideia é termos ferramentas que auxiliem nessas três frentes de atuação. A primeira delas é o currículo, apontado por muitas empresas como um obstáculo na hora da contratação. Muitas pessoas não entregam o documento ou quando o fazem, ele não contém informações precisas ou estão de maneira equivocada, como por exemplo, o fato de que alguns confundem objetivo com formação acadêmica. Então, nós criamos um modelo que servirá de padrão, além de oferecermos orientações para o preenchimento e impressão, fazendo com que o interessado já saia da Secretaria com o currículo em mãos”, explica Sabrina.

A segunda frente está voltada ao atendimento para pessoas com deficiência. “Precisamos estabelecer caminhos para a inclusão e a derrubada de preconceitos a fim de ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho”, pontua a secretária.

O Direito do Trabalho também está incluído no projeto através de orientações jurídicas tanto para os trabalhadores - em questões diversas como assédio moral, demissão por justa causa, entre outros -, e também aos empregadores com dúvidas sobre a Lei de Proteção Geral de Dados e a legislação trabalhista como um todo.

Os serviços serão realizados na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, situada à Avenida Nossa Senhora da Glória, 1181, Praia Campista. O atendimento acontece de acordo com o dia e horário previsto para cada demanda, por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento.

Veja os dias e horários da Oficina do Trabalho
Elaboração de currículos – Toda quarta-feira, das 9h às 13h.
Atendimento sobre Direito do Trabalho - Toda quinta-feira, das 9h às 13h.

Orientação a pessoas com deficiência para o mercado de trabalho - Toda sexta-feira, das 9h às 13h.