logo

Secretaria de Cultura


Atividades Externas


Por meio do Credenciamento de Artistas Locais, a Secretaria de Cultura valoriza e incentiva a produção cultural do município. Para auxiliar o acesso de artistas aos editais de Credenciamento e também os Chamamentos Públicos para a execução das leis de incentivo à cultura, Aldir Blanc e Paulo Gustavo, a Secretaria de Cultura promoveu um workshop para capacitação da classe artística. As leis de incentivo cultural garantiram o apoio financeiro para o setor durante os períodos desafiadores, como o da pandemia de covid-19. Macaé captou um montante de R$ 5.368.200, 81 de recursos federais para esta finalidade. Isso foi possível a partir da criação do Fundo Municipal de Cultura.

Para além dos espaços e unidades culturais da Secretaria, a pasta realizou o projeto Arte Por Toda Parte, em bairros e distritos; comemorou os 20 anos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) com espetáculo na Rinha das Artes e promoveu a V Conferência Municipal de Cultura, que obteve a participação da sociedade na definição das políticas públicas culturais. Delegados da Conferência Municipal representaram Macaé e o Estado do Rio de Janeiro nas conferências Estadual e Nacional de Cultura. A Secretaria de Cultura também esteve representada no Encontro Nacional de Gestores da Cultura. Em Macaé, a representatividade para o desenvolvimento de políticas culturais é fomentada desde a Eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, integrado também por membros da Sociedade Civil.

A mobilização da pasta tem obtido frutos, como a captação de recursos federais para a viabilização da construção de um Centro de Estudos Unificado (CEU) para o bairro Lagomar. A proposta é ampliar o acesso da população a espaços de cultura, lazer e educação. Outra conquista foi a assinatura da Minuta de Termo de Cessão Provisória pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da Estação Ferroviária de Glicério, na Região Serrana de Macaé, para futura implantação de um centro cultural.

Agentes de cultura de diversas vertentes desenvolvem projetos e apresentações em diferentes pontos do município. Os artesãos, por exemplo, que recebem carteirinhas da categoria como forma de valorização profissional, assiduamente promovem feiras em pontos diversos do município e em eventos. Os segmentos do teatro, da música e do audiovisual têm participações importantes, como no espetáculo Paixão de Cristo, no Lagoa Rock, no Carnaval da Alegria, no Festival de Sambas Inéditos do Bico da Coruja, no Verão Show Macaé, na Turnê Orquestrando a Vida, no espetáculo Astros e Estrelas, no Dia do Forro, no Dia do Músico, no CineRinha (cinema comentado) e no Cineminha Infantil.