logo

Solar dos Mellos receberá ‘2º Encontro de Numismática e Multicolecionismo’

05/07/2024 15:50:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom / Maurício Porão

O encontro com entrada gratuita, em 6 e 7 de agosto, será voltado para o público da Região dos Lagos

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, reaberto nesta quinta-feira (4) após obra de manutenção, receberá o ‘2º Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé’. O evento gratuito terá palestras e mostra de moedas, cédulas, medalhas e outros itens colecionáveis que contam a história do Brasil e do mundo através do tempo. O encontro vai acontecer nos dias 6 e 7 de agosto, das 9h às 18h.

Com mais mesas de expositores, no ‘2º Encontro de Numismática de Multicolecionismo de Macaé’ será possível realizar compra, venda ou troca de moedas, cédulas e medalhas, entre outros itens colecionáveis. Além de colecionadores, o evento atrai muitos curiosos, que poderão conhecer mais sobre o assunto em palestras gratuitas, quando serão doadas para as crianças cédulas e moedas para incentivar novos colecionadores. Em 2023, este Encontro, que integra o calendário da Sociedade Numismática Brasileira, foi realizado em 16 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

“Este evento é uma celebração das diversas formas de colecionismo que preservam e compartilham a nossa história e cultura. O Solar dos Mellos, um marco histórico da nossa cidade, é o cenário perfeito para este encontro que promove a troca de conhecimento e experiências entre colecionadores de diferentes partes do país. A presença de especialistas e expositores enriquecerá ainda mais o evento, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer peças raras e aprender sobre a importância do colecionismo para a preservação do patrimônio cultural”, disse o secretário de Cultura, Leandro Mussi, que ressaltou a revitalização do museu:

“A obra garantiu mais acessibilidade ao museu, com a instalação de uma rampa, promovendo inclusão. Fora isso, o telhado foi completamente restaurado para a proteção das exposições internas contra as intempéries e para a preservação do patrimônio histórico. O piso foi tratado com sinteco, foi implementado um sistema sustentável de captação de água e houve manutenção da parte elétrica e do jardim e pintura . Além disso, para proporcionar a visualização da adega e do porão, instalamos vidros. O Encontro de Numismática será uma ótima oportunidade para se visitar ou conhecer o Solar”.

A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, informou que o Encontro de Numismática faz parte do calendário anual do museu. “Ano passado foi um sucesso. Ficamos surpreendidos como Macaé tem colecionadores. Este ano, com a reforma do museu, teremos condições de receber melhor o publico”, salienta.

Público da Região dos Lagos é aguardado no evento

O representante da Região Sudeste da Sociedade Numismática Brasileira e presidente do Clube Numismático de Teresópolis, Felipe Rocha, ressaltou que, no encontro do ano passado, de 250 a 300 pessoas estiveram no Encontro, desde colecionadores mirins a máster.

“Devido à quantidade de colecionadores de Macaé e da Região dos Lagos, estamos realizando o segundo encontro em Macaé. Este ano iremos aumentar o número de palestras. Vamos trazer novos temas, como ‘Moedas Clássicas’. Também contaremos com um número maior de expositores, de Rio das Ostras, de Cabo Frio, de Búzios, entre outros. O projeto viaja muito pelo Brasil e também para o exterior. Este ano já estivemos na Bolívia e em Berlim e, na semana que vem, iremos ao Peru. Ficamos felizes em ver o engajamento do Município em nos ceder o Solar dos Mellos, porque Numismática tem tudo a ver com cultura e história, pois, através das moedas, contamos histórias do Brasil e do mundo. É uma honra para nós estar no Solar”, frisa Felipe.

Estarão expostas moedas das Olimpíadas de 2016; do Bicentenário da Independência do Brasil; clássicas; de Antes de Cristo e ainda moedas e medalhas do Império e da República do Brasil. Para além das moedas moedas nacionais e estrangeiras, será exibido um quinteiro com o qual a Coroa Portuguesa media 1/5 do ouro em pós para envio a Portugal, entre outras peças e artefatos que contam história. “Os colecionadores do Rio de Janeiro têm uma vantagem, porque a Casa da Moeda do Brasil é a única com moedas de quatro períodos históricos: Colônia, Reino Unido, Império e República”, acrescenta o colecionador.

O ‘2º Encontro de Numismática de Multicolecionismo de Macaé’ recebe apoio institucional da prefeitura de Macaé, da Sociedade Numismática Brasileira, do Clube Numismático de Teresópolis e do Clube Numismático do Rio de Janeiro. O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.


Fotos Relacionadas