“Comportamento no Trabalho” é tema de palestra para jovens do Nova Vida

28/06/2024 12:21:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Os jovens receberam informações sobre como se comportar no ambiente de trabalho

Jovens do Programa Nova Vida participaram, nesta sexta-feira (26), de uma palestra ministrada pela coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, e pela coordenadora do Projeto Acolher, Priscilla Castilho. O tema apresentado foi “Comportamento no Trabalho”, no período da manhã e à tarde, no auditório do Bloco A, da Cidade Universitária.

O encontro contou com a presença do secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino. Ele disse que ficou muito feliz de participar da abertura do evento e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé.


“Essa é a primeira ação externa da Casa do Servidor. Vocês estão em uma fase muito importante da vida de vocês e por isso devem aproveitar, ao máximo, todas as oportunidades. A sociedade em que vivemos exige cada vez mais de nós e é por isso que devemos saber lidar com as responsabilidades e nas nossas relações interpessoais”, disse.

Ele aconselhou aos jovens a nutrir suas mentes e seus pensamentos com leituras edificantes, por meio de bons livros. “Você pode mudar o destino da sua vida”, afirmou.

A coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, disse que a sua apresentação abordou a relação de respeito no ambiente de trabalho.

“Falei sobre a importância do respeito à hierarquia, como se comportar no ambiente de trabalho, e, sobretudo, que esses jovens devem sempre buscar conhecimento, procurando sempre aprender, cooperar e interagir com seus pares”, informou.

Ela falou também sobre o objetivo da Casa do Servidor, que é acolher os servidores cuidados da saúde física e mental, com atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar.

O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, explica que a formação é mensal e o objetivo principal é preparar esses jovens para o mercado de trabalho.

Ele conta que, atualmente o programa conta - ao todo - com 198 jovens que podem participar até com 17 anos e 11 meses de vida.

“Esse tema é muito importante, pois eles estão tendo o primeiro contato com o mercado de trabalho. Muitos já saem daqui para outras empresas, inclusive multinacionais”, disse.

De olho no futuro
O jovem Marcos Guilherme Melo, de 16 anos, estudante do 1º ano do ensino médio do Ciep Aroeira, conta que atua no programa há um ano no Fundo de Assistência Social.

“Aprendi a ser mais responsável, a lidar no atendimento ao público e ser uma pessoa mais sociável. No futuro, pretendo me formar em Programador em Computação”, contou.

Já a jovem Thayana da Silva Jesus, também de 16 anos e estudante do 1ª ano do Ensino Médio, do Ciep da Aroeira, sonha em ser médica veterinária.

“Atualmente estou trabalhando na Secretaria de Obras e estou no programa desde os 14 anos. Essa experiência já mudou alguns comportamentos para a minha vida, principalmente a de ser uma pessoa mais comunicativa”, comentou.

Programa Nova Vida
Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que a "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.