Prossegue agendamento para curso de Fundamentos de Letramento Racial
Foto: Arquivo Secom
Interessados podem agendar o curso para oferecer aos colaboradores através do endereço eletrônico seppirmacae@gmail.com
Prossegue junto aos servidores da Prefeitura de Macaé e representantes de instituições a realização do curso de Fundamentos de Letramento Racial. A programação, ministrada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é promovida junto aos funcionários das secretarias operacionais que se cadastram com a equipe da pasta. Nesta semana, o curso foi promovido para os integrantes do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo foi focar no fortalecimento das práticas antirracistas e na promoção da equidade racial no exercício da função pública. O curso acontece conforme cronograma específico agendado pelas secretarias.
A formação segue a Lei Ordinária nº 5.269/2024, que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira, bem como a prevenção do racismo no âmbito da gestão pública. A formação tem como objetivo oferecer reflexões, conceitos e ferramentas para ampliar a compreensão sobre as relações étnico-raciais no Brasil, contribuindo para uma atuação mais consciente, inclusiva e transformadora no âmbito dos conselhos e demais espaços de decisão.
Segundo a Secretária Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprigio, o letramento racial é o "carro chefe" para mobilização e conscientização das pessoas, vamos nos voltar para os jovens alunos.
"Essa formação é de suma importância e continua como prática da política antirracista preconizada pelo município", ressaltou.
O curso, com a duração de 1h30, terá certificação da Secretaria de Igualdade Racial. As secretarias e instituições interessadas podem agendar o curso para oferecer aos colaboradores através do endereço eletrônico seppirmacae@gmail.com. Durante o encontro são abordados assuntos relevantes, identificação de raça, racismo estrutural, crime do racismo inafiançável e imprescritível (previsto na Lei 7.716/1989), também conhecida como Lei do Racismo; história, reflexões sobre igualdade, além de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero).
Reunião - Vale lembrar, que a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sempir), realiza no próximo 8 outubro (quarta-feira), às 18h, no Centro Cultural Rinha das Artes, a Reunião Ampliada com a participação de diversos segmentos sociais ligados à temática afro-brasileira.