Macaé apresenta cenário da segurança pública
Foto: Rui Porto Filho
Os dados apontados no estudo irão contribuir com os avanços na redução dos índices de criminalidade
Após estudos, a Secretaria de Ordem e Pública apresentou, nesta terça-feira (25), o cenário da segurança pública do município em uma amostragem de 100 mil habitantes. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado da Administração da Saúde (Cias), juntamente com representantes do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - CRISP e do Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Fabiano Paschoal, e da pesquisadora do CRISP, Raquel Magalhães.
“A segurança pública é uma temática de todos, por isso a importância do trabalho integrado entre órgãos do governo municipal e estadual. Os índices já estão diminuindo, mas temos que avançar cada vez mais e proporcionarmos uma cidade com qualidade de vida para moradores e visitantes”, destacou o vice-prefeito, Fabiano Paschoal.
Os dados, apresentados pela coordenadora da Guarda Municipal, Juliana Rodrigues, e o coordenador do Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Vicente de Oliveira Teixeira, apontam que entre 2018 e 2020, Macaé configurou entre as cidades 20 cidades mais violentas do Brasil, assinando um acordo em 2022 com o Observatório do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública – CRISP, do Ministério da Justiça, para monitoramento dos índices na área de segurança pública.
Em 2024, o município já registrou redução nos casos de homicídio. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os números saíram de 38,5 para 4,5, em sua maioria do gênero masculino, de 20 a 59 anos, cor predominantemente parda, seguida de negros, por arma de fogo e em vias públicas. Na estratificação por bairros, os maiores índices apontam São José do Barreto, Parque Aeroporto, Lagomar e Centro.
Os furtos em geral também diminuíram entre 2023 e 2024, de 684 para 503. O furto de celular aparece em primeiro lugar, seguido de transeunte, veículos, e em coletivos. O panorama apresentou ainda que o índice maior de furtos de celulares é registrado no Centro da cidade, no período da tarde, às sextas-feiras, assim como de transeuntes. Já os veículos têm seus maiores casos de furtos, no Centro, à noite, às segundas-feiras. Os furtos em coletivos são mais registrados no Centro, às sextas-feiras, durante a manhã e tarde.
Já a violência contra as mulheres, a cada 100 mil habitantes os registros mostram uma queda de 3,7 em 2022 para 2,8 em 2024. O maior perfil é de mulheres entre 20 e 59 anos, agredidas por seus ex-companheiros.
“Estaremos investindo em tecnologia, infraestrutura, parcerias com programas sociais e comunitários, principalmente nessas áreas, além de campanhas educativas e preventivas para toda a população e comunidade escolar, sistema de monitoramento, entre outras ações. A proposta é buscar uma redução cada vez mais desses índices, a curto, médio e longo prazo”, disse o secretário de Ordem Pública, César Oliveira.
Ações de integração entre governo municipal, estadual, sociedade civil e segurança pública:
- Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social;
- Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal X Policia Militar);
- Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social;
- Conselho Comunitário de Segurança Pública ( Estado do Rio de Janeiro);
- Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS);
- Segurança Presente (Governo do Estado do Rio de Janeiro);
- Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social;
- Batalhão de Ações com Cães (BAC);
- Ação de Pronta Ação (Coordenadoria de Pronta Ação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Atenção Básica de Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar);
- Rede de Apoio Municipal ao Combate à Violência Doméstica
- Bolsa Atleta;
- Macaíba – Moeda Social;
- Cartão Educa Mais;
- Pré-Vestibular Social;
- Projeto Volta Escola (Visita a alunos infrequentes/evadidos);
- Cursos de Qualificação Profissional Municipal.