Casa do Servidor será inaugurada nesta terça-feira e nome é escolhido
Foto: Ana Chaffin
Votação de servidores indica nome de Júlio Martins Antunes
Atualizada em 02/12/2024, às 16:44.
A Casa do Servidor de Macaé será inaugurada nesta terça-feira (3 de dezembro), às 10h. A Casa oferece terapias integrativas, atendimento nutricional e psicológico. Também estão previstos atendimento psiquiátrico, odontológico, aulas de forró, samba de gafieira e atividades multifuncionais, tudo em um único local e de forma gratuita, no Centro de Macaé. O objetivo do espaço é o bem-estar dos servidores municipais e o fortalecimento da saúde física, emocional e social.
Destaca-se que o nome oficial da Casa do Servidor foi escolhido e dentre os apontados, com 532 votos, o nome Júlio Martins Antunes foi escolhido pelos próprios servidores públicos municipais de Macaé por meio de enquete disponível no Portal do Servidor. O nome escolhido será enviado por projeto de lei (PL) à Câmara Municipal de Macaé que, após apreciação e aprovação, atribuirá à casa o nome oficialmente.
Servidor - Júlio Martins Antunes
Servidor concursado como Agente Fiscal de Urbanismo desde 04/05/1992, este atuou como servidor público municipal por mais de 30 anos, período que esteve à frente de várias secretarias municipais, tais como: Serviços Públicos, Empresa Pública Municipal de Saneamento (antiga Esane), Secretária de Obras e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo amor a Macaé, faleceu em 27 de janeiro de 2022.
Votação
Os nomes de servidores que concorreram - todos in memoriam - foram indicados pelos órgãos municipais e receberam a seguinte votação; Geisa Morgado com 513 votos, Maria de Lourdes Ferreira Peixoto com 435 votos, José Antônio Barros da Luz 430, Roberta Eloá 391 votos; o nome da servidora Edméa de Castro Oliveira dos Santos recebeu 164 votos; Patrícia Fernandes Moura com 161.
As indicações em forma de homenagem também foram para Ednéa de Oliveira Rocha com 151 votos; Jurema Avelar Mendes com 129; Christovam Barcelos com 100 votos; Fernando Augusto Aguilera Amorim-61 indicações; Olga Sueli Neme Rios da Silva-58 votos e Mara Beatriz Shurgelies Kishi com 24.
"A Casa do Servidor é de 'Servidor para Servidor'. Esta é a primeira a ser implementada no Estado do Rio de Janeiro. Nada mais justo que resgatar a memória e a história do servidor público", pontuou o Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino. Vale lembrar, que a iniciativa tem a organização da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, que contou com o apoio de outros órgãos públicos na fase de estruturação.
Os atendimentos foram iniciados em junho de 2024, como projeto piloto e atualmente já foram registrados cerca de 1200 atendimentos nas atividades propostas nessa fase, sendo elas: Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, além do Grupo Terapêutico "Entre Pares" e Terapias Integrativas (Reiki e Constelação Familiar). Em breve, a estrutura contará médico psiquiatra. O local também abriga a partir desta terça-feira (3) um consultório odontológico estruturado pela Coordenadoria Especial de Odontologia da Secretaria de Saúde.
A Casa do Servidor é um programa da Secretaria de RH instituído pelo Decreto Municipal nº 001/2024 e que desenvolve ações propiciando o desenvolvimento de políticas públicas em prol do servidor. As atividades serão realizadas em parceria com outras secretarias, abordando questões como antitabagismo, combate às drogas, alcoolismo, depressão, entre outras. Os servidores interessados poderão procurar, espontaneamente, o espaço. O endereço é Rua Doutor Francisco Portela, 702, no Centro da cidade. O telefone para mais informações é o (22) 99263-9632.