Servidores Municipais que fizeram curso de primeiros socorros recebem certificado
Foto: Maurício Porão
A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (04)
Servidores Municipais lotados na Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, que participaram do curso básico e gratuito de "Primeiros Socorros", receberam seus certificados na tarde desta quarta-feira (04). A entrega foi feita na Casa do Servidor de Macaé, mesmo local onde ocorreu a capacitação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a própria Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e a Cruz Vermelha Brasileira, filial Macaé.
Sessenta certificados foram entregues aos servidores das turmas do último dia 21 de novembro e de hoje. O vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta, esteve presente. "Esse curso é muito importante, porque um servidor capacitado pode salvar uma vida. Estamos muito felizes com essa parceria com a Cruz Vermelha, uma instituição respeitada no mundo todo", afirmou.
De acordo com o Secretário de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, a capacitação vai além do ambiente profissional, promovendo benefícios que impactam tanto a vida dos servidores quanto a da comunidade. "A capacitação tem como objetivo preparar os servidores para lidar com adversidades e prevenir que possíveis acidentes resultem em consequências mais graves. É fundamental que estejam prontos para enfrentar qualquer imprevisto, seja no trabalho, em momentos de lazer ou durante uma viagem. O conhecimento adquirido não apenas amplia a capacidade de salvar vidas, mas também fortalece a confiança e a segurança para agir com eficácia em situações onde cada segundo é crucial. Esse preparo reflete o compromisso da gestão com a valorização e o cuidado com os nossos profissionais e com a sociedade como um todo", salientou, acrescentando que será elaborado um cronograma para capacitar todo o funcionalismo público em 2025 e ampliar a oferta de cursos mais avançados.
O certificado é válido em 180 países. Estas foram as primeiras capacitações da Cruz Vermelha na Casa do Servidor, ministradas por instrutores que seguem as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha. O presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial Macaé, Marcos Bouchorny, ressaltou a importância da qualificação. "O treinamento visa preparar os cidadãos para socorrer a uma pessoa em caso de necessidade", destacou.
O curso abrangeu procedimentos para situações que podem ocorrer no dia a dia com ensinamentos sobre atendimento inicial, saber avaliar, afastar curiosos, sinalizar a segurança no local, prover Equipamentos de Proteção Individual (EPI), avaliar o nível de consciência da vítima, pedir socorro especializado assim que identificar o problema e suporte básico à vida. Foram apresentadas cenas seguras e inseguras para avaliação conjunta com os alunos e passados protocolos também com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para emergências envolvendo vítimas de acidentes no trânsito.