logo

Curso ‘Conscientização, Prevenção e Combate a Queimadas Florestais’ abre inscrições

16/10/2025 15:34:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

O curso gratuito será realizado pela primeira vez no Sana para formação de brigada contra incêndios.

A organização Social de Ajuda Humanitária, Cefrada/Grupo de Operações de Resgate, que atua em resgate em selva, desastres naturais e formação de resgatistas, com o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima e em parceria com comerciantes locais, oferecerá, pela primeira vez no município, o curso gratuito' Conscientização, Prevenção e Combate a Queimadas Florestais', no Sana, distrito na Região Serrana de Macaé.

O curso ocorrerá de 7 a 9 de novembro, das 6h às 15h. A capacitação é aberta ao público, mas especialmente voltada para membros da Guarda Ambiental, da Defesa Civil e da Semas. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.

O coordenador da Cefrada/Grupo de Operações de Resgate, Tenente Ubirajara Bispo, militar da Reserva do Exército Brasileiro, ministrará a capacitação. Sua equipe, força auxiliar de diversas Defesas Civis, já atuou em frentes em Brumadinho, Mariana, São Gonçalo, Petrópolis, Rio Grande do Sul, entre outras. O projeto ministra, de forma gratuita e voluntária, os cursos de Resgate Busca e Salvamento; Primeiros Socorros nas Escolas, em cumprimento a Lei Federal 13.722 (Lei Lucas), e ‘Conscientização, Prevenção e Combate a Queimadas Florestais’.

“A organização social é devidamente registrada nos órgãos competentes, formada por militares da ativa e da reserva e profissionais civis especializados em busca e salvamento e em brigada de incêndios florestais. Todos os participantes receberão a certificação conforme as atividades apresentadas na grade do curso, que se enquadra na categoria de Curso Livre e de Aperfeiçoamento Profissional. Nosso grupo conhece bem as demarcações geográficas e florestais do bioma do Sana e os ecossistemas da região. Reforçamos a importância de toda a população macaense unir esforços na prevenção de incêndios florestais”, disse o Tenente Bispo.

O brigadista adverte que incêndios em áreas verdes, além de um problema ambiental, colocam em risco a vida humana, comprometem a qualidade do ar e afetam diretamente os recursos hídricos que abastecem as cidades.

“Em muitos casos, o fogo começa por pequenas atitudes descuidadas, como queimar lixo, soltar balões ou abandonar bitucas de cigarro em locais secos. É essencial compreender que o fogo em vegetação, além de causar destruição, gera perda de biodiversidade, erosão do solo e contribui para o aquecimento global, pois libera grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Conscientizar é o primeiro passo. Todos nós somos responsáveis pela preservação da natureza. Ao avistar fumaça, sentir cheiro de queimado ou perceber qualquer foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade”, acrescenta.

Comerciante no Sana, Edson Bola, reforça o convite para o curso. “Este curso é de extrema importância. Pessoas interessadas em proteger o nosso ambiente devem participar para criarmos a primeira brigada voluntária de Macaé, que trabalhará de forma inicial em combate a incêndios até que cheguem as forças operacionais”.