Gerência de Vigilância Ambiental inicia dezembro com mutirão
Mutirão acontece até sexta-feira (6)
O mês de dezembro iniciou com o mutirão , que conta com a atuação da Gerência de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Macaé. O cronograma de ações vai acontecer em bairros e localidades. Quem é morador das áreas contempladas deve ficar atento ao trabalho semanal, que abrange atividades como visitas domiciliares e controle do mosquito Aedes aegypti.
Na segunda-feira (2) será realizado um mutirão no Parque Valentina Miranda, onde terá uma tenda informativa para orientar os moradores. Já nesta terça (3), a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental estará na localidade de Águas Maravilhosas. O cronograma segue na quarta-feira (4) para Areia Branca. O mutirão se estenderá ao Engenho da Praia na quinta-feira (5), também com uma tenda informativa para tirar dúvidas da população. Na sexta-feira (6), o Mirante da Lagoa receberá a mesma programação também com uma tenda voltada para informações.
Vale lembrar, que os agentes percorreram as residências, comércios e terrenos baldios fazendo o tratamento químico, com uso de larvicida e mecânico, com a eliminação de depósitos que podem acumular água, além da instalação de telas de caixas d´água. - A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde conta ainda com equipes que atuam em pontos estratégicos como: borracharias, empresas, praças, ferros velhos, cemitérios, entre outros. A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis e terrenos abandonados.
De acordo com o gerente Luan Campos a agenda de ações é de suma importância para o município.“Nossa preocupação é chegar a toda comunidade, não importa o bairro ou localidade. A proposta é atender o maior número de imóveis com nossas visitas e demais ações realizadas pelos agentes de endemias. Essas ações são relevantes para que não deixemos o vetor se estabelecer neste ambiente evitando condições para se reproduzirem na região. Os moradores e visitantes de Macaé devem estar atentos, principalmente com a proximidade do verão”, pontuou.