IFF Macaé recebe 30 mudas de espécies da Mata Atlântica
Foto: Divulgação
O plantio teve início em setembro e foi finalizado durante a IX Expocit esta semana.
Uma equipe de analistas ambientais da Coordenadoria de Arborização Urbana da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé participou da ‘IX Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura’ (IX Expocit) do Instituto Federal Fluminense (IFF/Macaé), na segunda-feira (25). Palestra, plantio de mudas e trilha ecológica direcionada aos estudantes da instituição integram o esforço da equipe que este ano já plantou e acompanha o desenvolvimento de cerca de 750 mudas de espécies da Mata Atlântica na cidade.
A palestra ‘A importância da cobertura arbóreas no combate às mudanças climáticas’ foi ministrada pela analista ambiental e engenheira florestal da Secretaria, Alessandra Veloso, para aproximadamente 200 estudantes do IFF de diversos cursos, em especial para alunos do curso Tecnólogo em Meio Ambiente. Após a palestra, a equipe deu continuidade ao plantio de mudas iniciado em setembro. Esta semana foram plantadas seis mudas. O IFF recebeu um total de trinta espécies frutíferas que atendem ao consumo humano ou de outras espécies. Em seguida, os analistas ambientais guiaram os estudantes em uma trilha pelo fragmento de Mata Atlântica secundária do instituto. A equipe faz acompanhamento técnico do local, que está bem preservado. Os técnicos apresentaram as espécies presentes e explicaram a função da mata aos alunos.
As arborizações em áreas urbanas são produzidas após um planejamento de espécies. Além do IFF, o projeto está sendo realizado no Nupem/UFRJ, em Imboassica (criação de pomar urbano), no bairro Praia do Pecado, na Linha Azul e na Av. Evaldo Costa. O IFF recebeu uma muda de paineira, uma de ipê roxo, duas de quaresmeira, duas de cabeludinha, duas de grumixama, duas de aldrago, quatro de ipê branco, cinco de pitanga e onze de calistemon.
O e-mail arborização.sema@marcae.rj.gov.br é o canal para a população colaborar para o bom e rápido desenvolvimento das plantas. Caso alguém observe uma muda quebrada, ou o seu tutor (o bambu que a suporta), deve informar à Coordenação para reparo. A população também pode ajudar contribuindo para a irrigação das mudas.
Alessandra Veloso buscou sintetizar a importância da arborização urbana para a mitigação das mudanças climáticas.
“As árvores sequestram o carbono que está no ar. Elas fixam o carbono para utilização em seu processo de fotossíntese. O carbono que faz aumentar a temperatura no ambiente é absorvido pela árvore, fazendo não aumentar o processo de mudança climática. A arborização urbana também contribui para o embelezamento e para a redução de ruídos do ambiente”, disse. Além de Alessandra, participaram da ação no IFF os analistas ambientais Diogo Faustini, Odovaldo Filho e Flávio Parente.
O evento segue até a próxima sexta-feira, 29/11, com diversas atividades incluindo plantio de mudas pela equipe da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, mini cursos, visitas técnicas e palestras diversas.