logo

Projeto Botinho encerra atividades na Praia de Cavaleiros

31/01/2025 13:15:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão

A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (31).

A manhã desta sexta-feira (31) já começou ensolarada e cheia de aventura na Praia de Cavaleiros, em Macaé, no encerramento do projeto Botinho 2025. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com o SESC-RJ, e abrange crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A atividade contou ainda com a parceria da Secretaria de Ambiente da Prefeitura, que trouxe o Instituto BW para uma palestra sobre preservação ambiental nos mares.

O secretário municipal de Ambiente, Phelipe Salgado, reforçou o reconhecimento ao trabalho transformador do projeto Botinho e expressou o quanto a ação é importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Este projeto, que promove a educação e a conscientização ambiental, tem o apoio total da nossa secretaria, que se compromete a ajudar a expandir suas ações. Hoje, em parceria com o Instituto BW, realizamos uma palestra sobre animais marinhos, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre a preservação da vida marinha. Além disso, o órgão também distribuiu sacolas e copos feitos de material reciclável, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das futuras gerações”, celebra Salgado.

Os 226 participantes do projeto, e seus familiares – além de frequentadores da praia, no Posto 2 – puderam participar da palestra do zootecnista e educador ambiental, Thiago Graça, representante do Instituto. Especialista em com conservação de animais marinhos e silvestres, Thiago falou sobre a produção de lixo e os problemas que os detritos trazem para os animais marinhos. O profissional trouxe, ainda, carcaças de tartarugas, ovos de tubarão, ossos de baleia e outros objetos e trouxe curiosidades sobre a vida desses seres vivos.

O subcomandante operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar Macaé, Daniel Chaves, celebra o encerramento do projeto que é dividido em três turmas: Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick , de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos.

O projeto - O "Projeto Botinho" acontece desde 1963, com objetivo de promover a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. A iniciativa é considerada a maior colônia de férias gratuita da América Latina. As atividades acontecem das 8h às 11h, em cerca de 30 praias fluminenses, e contam com exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros e conservação ambiental.


Fotos Relacionadas