Secretarias promovem palestra sobre manejo adequado em podas de árvores
21/09/2023 16:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Moisés Bruno
Ação, em comemoração ao Dia da Árvore (21), teve o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos
Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), as Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, Adjunta de Serviços Públicos de Macaé e a empresa Limpatech, realizaram, na manhã desta quinta-feira (21), palestra sobre podas de árvores para equipe de manutenção das árvores do município, com foco no manejo adequado do serviço.
Na ocasião, a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, pontuou a importância de ter uma cidade arborizada para a qualidade de vida da população.
”Além de abordar todas as técnicas, apresentamos também que uma cidade mais verde tem o ar mais limpo, oferece maior conforto térmico, é mais silenciosa e tem maior biodiversidade”, disse.
A coordenadora de Arborização da Secretaria de Ambiente, Fernanda Norbert, explicou que o objetivo foi aperfeiçoar o trabalho executado pelos profissionais da área de poda e corte de árvores.
“Na verdade estamos fazendo um minicurso, referente aos desafios desse manejo, para evitar anelamentos que podem causar o atrofiamento da árvore ou sua morte, como a presença de fungos e parasitas, se a poda não for realizada de forma correta”, disse.
A palestra, proferida pelo engenheiro florestal Oduvaldo Filho, da Secretaria de Ambiente, destacou ainda os principais desafios para uma arborização bem implementada e efetiva, além de apresentar dados sobre perdas de mudas e benefícios da arborização.
O secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, acrescentou que este trabalho é essencial e permanente para a garantia da segurança e embelezamento da cidade.
“As podas são essenciais para a saúde das árvores, a segurança da população e a beleza da cidade. A realização destes serviços requer planejamento, qualificação e equipamentos adequados. A demanda é grande e os cuidados e desafios de manejos são constantes”, pontuou.
Mesmo com 20 anos de experiência na área de poda, o operador de motosserra, Marcelo da Conceição Brasil, aprovou a iniciativa.
“É sempre importante aprender e, hoje, foi destacada a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, o isolamento da área para evitar acidentes com os pedestres e os demais profissionais que estão atuando naquela operação, como também o manejo correto na hora da poda”, contou.