Abertas inscrições para minicurso sobre biotecnologia
Foto: Arquivo Secom
Módulo será oferecido para educadores que lecionam as disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química
Estão abertas as inscrições para o minicurso teórico e prático "Biotecnologia: ensinando e desmitificando". O módulo será oferecido para educadores que lecionam as disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química. As inscrições seguem até quinta-feira (19), podem ser feitas na sala 220 da secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro ou pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. O objetivo do curso é reforçar a formação dos profissionais da Educação, principalmente daqueles que atuam em laboratórios de Ciências.
A primeira aula será dia 25 deste mês e será ministrada no laboratório de Biotecnologia Vegetal do Núcleo de Desenvolvimento em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), polo Barreto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Biotecnologia envolve diferentes técnicas de manipulação de culturas de células e tecidos de origem animal e vegetal, de micro-organismos, permitindo a análise molecular e aplicação de técnicas de clonagem vegetal e engenharia genética.
O Nupem está localizado na Avenida São José do Barreto, 764, no bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções. As aulas vão acontecer uma vez ao mês nos dias 18 de março, 24 de abril, 20 de maio e 10 de junho. Para fazer parte das aulas, os professores devem usar jalecos, além de roupas e sapatos fechados.
Uma das novidades é que no decorrer do curso, os alunos dos educadores participantes poderão conhecer o Nupem e até mesmo fazer parte de aulas específicas. Além disso, o módulo vai abranger palestras e aulas práticas e vai abordar em sua primeira parte "Noções de Biossegurança em laboratórios". Já a segunda parte vai destacar o tema "Preparo de soluções de rotina". O terceiro assunto que será abordado será "Preparação de amostras para cultivo in vitro de plantas".
Já na área prática, o curso vai enfocar no primeiro momento, assuntos como utilização de equipamentos de segurança em laboratórios, uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, além de equipamentos comuns em um laboratório de pesquisa. O módulo também vai abranger questões como utilização de vidrarias no laboratório, pesagem de materiais (utilização de balança de precisão) e aferição de pH em diferentes soluções.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a parceria com o Nupem visa contribuir com a capacitação dos educadores e consequente melhoria do processo de ensino. "Esta é mais uma oportunidade para os professores ampliarem o leque de conhecimento e as habilidades diante do trabalho em sala de aula e nos laboratórios", finalizou.
Neste ano letivo, a rede municipal vai promover feiras de ciências. O objetivo é motivar o aprendizado dos alunos e despertar o interesse pela disciplina. As produções serão apresentadas nas feiras de Ciências, nas dependências das próprias unidades.
Os melhores trabalhos serão selecionados para participar da Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC). A FECIMAC em Macaé é fruto de um projeto que foi selecionado e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O CNPq oferece bolsas e prêmios com o objetivo de cumprir o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico.