logo

Alfabetização na Idade Certa é prioridade na rede municipal

18/11/2013 10:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Seminário do PNAIC será no dia 28

Contribuir para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e para o planejamento das situações didáticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização, além de reforçar a alfabetização junto aos alunos de 1º ao 3º anos do município. Esta é uma das propostas da rede municipal, que está atendendo cerca de 9 mil alunos de 411 turmas de 1º ao 3º anos, com as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).


Para garantir que todos os alunos estejam alfabetizados até a faixa de oito anos, a secretaria de Educação está traçando os últimos detalhes para realização do I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A programação será realizada na quinta-feira (28) Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, das 13h às 17h. A unidade é situada na Barra de Macaé.

O encontro que deve mobilizar cerca de 400 professores alfabetizadores, além de profissionais como professores-orientadores e coordenadores pedagógicos terá como tema “ O papel da Literatura Infantil no ciclo da alfabetização”. A programação contará com a presença da especialista, doutora em Educação e supervisora do PNAIC da região litorânea, Marlene Carvalho.

Além da palestra, a programação contará com troca de experiências e apresentação de trabalhos dos participantes do curso de formação do PNAIC. Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, com a adesão do pacto no município, os professores estão aliando a experiência aos novos conhecimentos adquiridos nos encontros. “A intenção é desenvolver ações que contribuam para o debate sobre os direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização”, salientou.

“O PNAIC está sendo consolidado no município por reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização. Com isso os educadores estão tendo a oportunidade de ter olhares diferentes na sala de aula. Para uma melhor prática pedagógica, o professor alfabetizador tem a função de auxiliar o estudante, que é o protagonista principal do pacto”, ressaltou a secretária de Educação, Lúcia Thomáz.

Os resultados do PNAIC estão positivos tanto para os alunos e educadores. A professora do 2º ano do Colégio Municipal Interagir, Andrea de Matos, é uma das mais empolgadas. Dedicada aos encontros específicos do pacto, ela assinalou que o PNAIC mudou sua vida profissional. “ Este novo aprendizado está sendo maravilhoso. Estou refletindo e aprendendo novas estratégias pedagógicas, que estão mudando a minha prática na sala de aula”, contou.

Satisfeita, ela elogiou a turma de 20 alunos e pontuou que as atividades com jogos didáticos e livros específicos destacou avanços no processo ensino-aprendizagem. Entre os alunos que melhoraram o desempenho estão Patrick Santana e Rafael Brito, de oito anos. “ Eles estão mais dedicados e mais atenciosos diante da leitura de livros e produção textual. Isso me deixa feliz e me motiva cada vez mais”, falou. Já as diretoras da unidade Interagir, Dilma Almeida e Danielle Vieira, afirmaram que o PNAIC está contribuindo com o processo ensino-aprendizagem de todas as turmas de 1º ao 3º ano. “ O colégio conta com 380 alunos e após a adesão ao PNAIC estamos percebendo mudanças significativas no cotidiano escolar”, contaram.

PACTO- O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa segue quatro princípios centrais ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; a valorização dos conhecimentos provenientes das diferentes áreas e o cuidado com as crianças.A novidade é que no próximo ano letivo, o PNAIC vai trabalhar com conhecimentos matemáticos.

As atividades do PNAIC no município consistem no oferecimento da formação continuada a todos os professores e orientadores de estudo, que atuam com turmas do ciclo de alfabetização. Além disso, também é realizado acompanhamento do orientador de estudos às práticas realizadas junto às turmas de 1º ao 3º anos de escolaridade.

O PNAIC também abrange realização de avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), junto aos alunos que vão concluir o 3º ano do ensino fundamental.

Em Macaé, o professor alfabetizador participante do Pnaic está cadastrado no Censo Escolar 2012 e atuando como professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas).

Por meio do Pacto, durante o período de dois anos, os professores alfabetizadores já estão participando de uma formação específica com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.

Os encontros com os professores alfabetizadores são conduzidos por 16 orientadores de estudo, que também passam por uma capacitação ministrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O Pnaic está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.

ANA- Alunos do 3º ano de escolaridade da rede municipal de ensino participam de 25 a 28 deste mês, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade.