Alunos da rede municipal se interagem com atletas do Basquete sobre Rodas
Foto: Guga Malheiros
Os jogadores visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Afonso Correa Sabino
Iniciativa pioneira em Macaé, integrantes do Basquetebol sobre cadeiras de rodas participaram, nesta sexta-feira (12), de uma ação na Escola Municipal de Educação Infantil Professor Afonso Correa Sabino, na Vila Badejo. O trabalho foi marcado pela integração de atletas paraolímpicos e 197 alunos da unidade, que estão fazendo parte de um projeto voltado para temas como inclusão social, meio ambiente, valores e alimentação saudável.
Antes de receber os jogadores do “Basquete sobre Rodas”, os alunos participaram de oficinas e trabalhos específicos que enfatizaram a revista da Turma da Mônica, em especial o personagem Luca, cadeirante que foi um dos focos principais de estudos da garotada.
Partida com os alunos
Apontados como exemplo de superação e vitória, os seis atletas do “Basquete sobre Rodas”, que visitaram a escola se emocionaram ao jogar a modalidade com os alunos no pátio da unidade. Luís Fernando Nascimento é um deles. O atleta, que se dedica há oito anos a modalidade paraolímpica, diz que estar com os alunos foi um momento maravilhoso. “Sei que este momento vai fazer a diferença na vida deles, e que eles terão um olhar diferente para os deficientes. Estes meninos esbanjaram carinho, atenção e energia”, disse.
Da mesma opinião estão João José de Barcelos e Mateus Andrade. “Trabalhar com uma historia infantil que tem um cadeirante foi uma ideia muito proveitosa. Sou aluno do Colégio Municipal Claudio Moacyr de Azevedo, e sei que todas as ações voltadas para inclusão são importantes”, contou Mateus, jovem atleta de 18 anos.
Empolgados, os alunos Daniel Carvalho, Isabele Silva e Laisla Vitória Santana aprovaram o projeto, em que eles tiveram a oportunidade de usar cadeira de rodas durante uma partida. “Amamos o Luca, mas hoje jogar basquete foi muito legal. Pudemos conhecer os jogadores. Nunca tinha visto um jogo assim”, contou a pequena Laisla.
Preparação para o Campeonato Brasileiro
O Macaé Paraolímpico tem como principal objetivo levar o esporte e, com ele, a dignidade e respeito aos portadores de deficiência física. Hoje, 15 cadeirantes participam da modalidade, que ganhou reconhecimento em todo país. Coordenado pelo professor Antônio Carlos Gripp, a equipe está se preparando para disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete Sobre Rodas, que vai acontecer no mês de novembro, em Niterói.
Para participar do Macaé Paraolímpico, os portadores de deficiência deverão procurar o a sede da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), que funciona no Ginásio Municipal Engenheiro Soares Bittencourt. As inscrições também podem ser feitas no Ciep Municipalizado Maringá, unidade em que são ministrados os treinos. O colégio é situado na rua Dinamarca, 72, no Campo do Oeste.
Gincana da Família
Além da participação do "Basquete sobre Rodas", a Gincana da Família na Escola se estende no segundo semestre com dinâmicas, gincanas e atividades específicas, como passeata pelas ruas do bairro em um trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente e arrecadação de materiais como latinhas de alumínio. Para levar conscientização sobre a alimentação saudável, alunos e familiares vão se integrar na preparação de receitas com gêneros nutritivos.
O trabalho idealizado pela diretora, Ana Beatriz Curvelo, e a adjunta, Patrícia da Silva, será encerrado no dia 28 de agosto. “Além de trabalhar valores, o projeto também segue com ações como doações para o asilo, apresentações artísticas, passeios e trabalhos ambientais. Com certeza este trabalho tornará o aprendizado dos nossos alunos mais concreto e significativo para os alunos. Outro fator importante é a integração entre a família e a escola”, finaliza a diretora.