Alunos do Ivete Santana Drumond lançam “O quilombo do Carucango”
“ O quilombo do Carucango” é uma obra produzida por cerca de 50 alunos dos 6º e 8º anos do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, situada no Frade. O livro será lançado oficialmente no próximo sábado (23), às 8h, e conta com produção textual e ilustração dos estudantes, que participaram de um projeto específico nas aulas de História.
O quilombo é apontado como um dos maiores que existiu no estado do Rio de Janeiro. O nome do quilombo refere-se ao seu líder chamado de Carucango, Curukango ou Querucango, no Moçambique. Hoje, Carucango é homenageado em municípios de Macaé e Conceição de Macabu, por marcar a história do negro no Brasil.
Ainda nesta terça-feira (19) haverá entrega da medalha de honra ao Mérito Social, Karucango, numa parceria com a Câmara Municipal de Macaé. Entre os homenageados está o professor e responsável pelo projeto História da África na rede municipal, Jorge Murtinho, o Benzê.
A produção, que teve pré-lançamento marcado para esta terça-feira (19), na sede da Lyra dos Conspiradores, também será alvo de apreciação na I Ciranda Literária, na Praia do Pecado, nesta quarta-feira (20). Os estudantes terão a oportunidade de autografar os livros.
Segundo a diretora-adjunta da unidade, Márcia dos Santos Silva, o livro entusiasmou todos os 162 alunos da unidade. “Além de envolver os alunos-escritores dos 6º e 8º anos, a obra também contagiou toda a comunidade escolar”, disse.
Para a produção de “O quilombo de Carucango”, os estudantes participantes fizeram parte de um projeto específico desde o mês de abril. De acordo com a direção da unidade, a culminância do projeto será no sábado (23), no projeto “ Encontro- África”, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes.
A programação será realizada na sede da unidade, das 8h às 12h. Na oportunidade, alunos, professores e toda comunidade escolar vão assistir e fazer parte de apresentações de samba, danças diversas e poemas. Todas as atividades vão abordar o tema "Africanidade".