Alunos do Maria Isabel realizam exposição de fotos
Foto: Maurício Porão
Mostra é promovida no foyer do teatro de Macaé
Ao se ver retratado no painel de fotos na entrada do Teatro Municipal de Macaé, Anderson Azevedo, 14 anos, e seus colegas de escola se unem em um sentimento: a alegria em participar da exposição fotográfica Faces da Escola, uma das atividades que marcaram o encerramento do ano letivo do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno, na manhã desta segunda-feira (12), no Teatro Municipal. A mostra permanece até terça-feira (13).
Além da exposição de desenhos e fotos, os alunos participaram de 28 apresentações de dança, música e teatro. "Ter esse tipo de atividade fora da escola é muito bom para envolver os alunos adolescentes. Gostei muito de participar da mostra e ajudar na organização. Foi a primeira vez de muitos colegas no palco, uma oportunidade única", explicou Anderson, aluno do oitavo ano.
Mariana Corrêa, Maria Alice dos Santos e Giovana Ribeiro Miguel, todas de 14 anos e alunas da mesma série, oitavo ano, também se mostraram satisfeitas. "Eu gosto muito de dança, de jazz, e faço como um hobby. Foi muito bom poder apresentar dança contemporânea, funk e também fazer teatro", explicou Mariana. Giovana também gostou do resultado e se mostrou satisfeita com sua primeira apresentação em um palco de teatro. "Nunca tinha me apresentado assim. Achei muito legal", contou.
Cláudia Magaldi, da Coordenação Geral de Política sobre Drogas (CGPD) e Larissa Tavares Rodrigues, da Secretaria Municipal de Educação, estiveram na mostra de talentos e comemoraram o resultado do trabalho dos alunos. "A Coordenadoria da Política sobre Drogas faz um trabalho nas escolas e busca uma linguagem que seja boa para eles. E com esses alunos fizemos algo bem especifico, pois a escola passou por um período de mudanças, como troca de diretoria. Fizemos um atividade para eles dizerem como estavam se sentindo e tratamos vários assuntos selecionados por eles como drogas, preconceito e sexualidade", explicou.
EXPOSIÇÃO FACES DA ESCOLA - A mostra de fotos, que fica em cartaz até essa terça-feira (13), no foyer do Teatro Municipal, foi o resultado de uma intervenção da CGPD com alunos do 5º ao 9º ano, com a proposta de envolvê-los no processo. A ideia foi montar um trabalho que expressasse as experiência naqueles encontros e que demonstrasse a identidade de cada um deles. Os alunos foram fotografados pelo Coletivo Só Podia Ser Preto, após as rodas de conversa, com o intuito de transformá-los nas estrelas do projeto.