Alunos do quinto ano da rede municipal participam do Saerj
Foto: Ana Chaffin
Objetivo do Saerj é monitorar o padrão de qualidade do ensino
Alunos das turmas de quinto ano de escolaridade participaram nesta quarta-feira (30) do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Nesta quinta-feira (31) será a vez dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Cerca de 4.300 alunos de 52 escolas municipais participam da avaliação, que é aplicada em unidades da área central e Serra. O objetivo do Saerj é monitorar o padrão de qualidade do ensino e contribuir no fortalecimento da prática pedagógica dos professores para ajudar na formulação de políticas educacionais.
Entre os alunos participantes está o estudante deficiente visual, Hugo Alves. O aluno do Colégio Municipal Interagir fez questão de realizar a avaliação. Com a ajuda de um professor-ledor, o jovem de 14 anos também fez a prova com o uso do soroban, material pedagógico que consiste em uma grade onde são colocados cubos com os números em Braille e feitos os cálculos matemáticos.
- Gostei das provas de Português, mas as contas de Matemática também foram fáceis. Adoro fazer provas como estas - destacou Hugo Alves. Da mesma opinião é a estudante Maria Eduarda Assumpção, de 11 anos. “Amo fazer provas. O Saerj foi fácil. Tomara que tenha bom resultado”, disse.
Para as diretoras do Colégio Municipal Interagir, Dilma Almeida e Danielle Vieira, avaliações como o Saerj contribuem para o monitoramento do padrão de qualidade de ensino. “Nossos estudantes estão adaptados em avaliações externas, que nos ajudam a conhecer a realidade do estudante e também destacar intervenções pedagógicas, que visam auxiliar o processo ensino-aprendizagem”, contou Danielle.
A prova, que foi aplicada por professores das próprias turmas e técnicos da Coordenadoria Regional Norte Fluminense II, abrange 44 questões de múltipla escolha e um questionário socioeconômico com abordagens sobre a realidade do aluno e a estrutura da escola.
A professora Rosenilda Moraes lembrou do empenho dos 13 alunos. “Fiquei orgulhosa de ver a participação dos estudantes. Provas como estas são fundamentais para permitir a adaptação dos alunos, que em breve vão participar do Enem", pontuou.
O exame tem como finalidade avaliar os alunos nas disciplinas de Português e Matemática e também visa analisar as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do período escolar. As provas de Língua Portuguesa abrangem tópicos voltados para leitura. Já as de Matemática vão apresentar questões de resolução de problemas. As provas serão corrigidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para aderir ao Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), Macaé reforçou o compromisso de adotar as orientações curriculares para os anos iniciais do Ensino Fundamental e o Currículo Mínimo para os anos finais do Ensino Fundamental. Com isso, a prova, que será realizada neste último bimestre do ano letivo, abrangerá o resultado global das redes municipais que aderiram ao sistema, que posteriormente vai apresentar o Índice de Educação Estadual do Rio de Janeiro (Iderj).