Artesãos participam do projeto Sentimentos de Macaé
Foto: Divulgação
Modelo macaense vai seguir o projeto "Sentimentos do Rio".
As formas, cores e cultura de Macaé serão retratadas pelas artesãs do município, através do projeto “Sentimentos de Macaé”. A programação, que será produzida e compartilhada pelas artesãs do município, seguirá o modelo do projeto “Sentimentos do Rio”. Cerca de 40 profissionais, entre instrutoras e ex-alunas da Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo, estão mobilizadas no projeto. O projeto é fruto da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.
Coordenado pelo artista plástico e consultor de designer e artesanato do Sebrae, Cocco Barçante, o projeto tem como foco principal produzir e apresentar painéis artesanais formados pelas letras que compõem a palavra Macaé, as potencialidades, ícones turísticos e culturais, história e a realidade do município. A intenção é que as produções em madeira e formato tridimensional representem os sentimentos despertados pelo município. Para isso, o grupo de artesãos já está pesquisando e registrando imagens que poderão ser destacadas no trabalho.
O “Sentimentos de Macaé” faz parte de um processo de desdobramento da I Feira de Artesanato de Macaé, (Femarte), que faz parte do calendário do município. Marcada para os dias 26, 27 e 28 de setembro, o público que for visitar a II Femarte terá a oportunidade de conhecer o trabalho produzido no projeto “Sentimentos de Macaé”:
- Esta é a oportunidade de enaltecer as cores dos bairros, a cultura e a beleza da cidade. Além disso, o projeto vai contar com reaproveitamento de retalhos de tecidos e uso de embalagens em PET para os produtos. A intenção é agregar ao trabalho o conceito de responsabilidade e sustentabilidade ambiental - disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Os projetos iniciados na I Femarte, como o “Sentimentos de Macaé”, traduzem a importância do artesanato como fator de desenvolvimento local e regional com a intenção de incentivar e buscar o fortalecimento profissional do artesão. Na ocasião, os artesãos que participaram da feira tiveram acesso à oficina “Cor, Forma e Design no Artesanato”, ministrada por Barçante.
Durante a oficina ele auxiliou os artesãos a desenvolverem suas concepções de designs voltados para o mercado e de acordo com as necessidades locais: “Macaé é a primeira cidade do estado a contar com o projeto “Sentimentos”. As produções artesanais devem levar em conta as necessidades de mercado, realidade local e despertar o interesse. Cores, temas e formas são um aliado no momento de construção de uma peça. Estou feliz de estar em Macaé. Este é um trabalho em parceria voltado para o sentir e construir”, disse.
Barçante lembrou também que as obras devem ser doadas para o acervo da Prefeitura de Macaé: “É um trabalho voltado para valorização das capacidades criativas locais sem esquecer é claro das pessoas que fizeram parte da vida cultural de Macaé, como poetas e artistas plásticos, cujas obras podem ser retratadas nas produções”, frisou.
Segundo a coordenadora da Feira, Kátia Angeloff, o projeto também servirá de para troca de experiências: “Este será um projeto voltado para agregação de valores, integração e identidade regional. Além disso, a programação é um desdobramento marcante da I Femarte, que iniciou o processo de solidificação do artesanato de Macaé”, contou.
A artesã Sônia de Souza não vê a hora de tecer as produções nos painéis: “Pensei em usar da minha arte em escama de peixe para retratar paisagens como o Forte Marechal Hermes ou o Mercado de Peixes. Estou encantada com este projeto, que vai valorizar ainda mais o artesanato de Macaé”, concluiu Sônia.
Sentimentos Macaé- As artesãs participantes do projeto “Sentimentos de Macaé” vão se reunir todas às quintas-feiras em workshops e oficinas na sede da Escola de Qualificação. Ao todo, serão 16 encontros semanais até a conclusão dos painéis.