logo

Aulão matemático movimenta rede municipal

16/05/2016 10:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Com 277 alunos e 12 professores, o circuito matemático agita a Escola Municipal Dolores Garcia

De forma criativa e lúdica, o ensino da Matemática atrai o interesse dos alunos e desmistifica a disciplina. A unidade Municipal Dolores Garcia Rodriguez, situada no Mirante da Lagoa, é uma das unidades que movimenta os estudantes com "Aulão Matemático", uma espécie de circuito em que os participantes se envolvem em um revezamento de dez oficinas.

O circuito, que envolve alunos da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental, conta com materiais pedagógicos que contribuem para a melhor aprendizagem de conteúdos como operações matemáticas, números e formas geométricas. Sucatas, cédulas de brinquedos e palito de picolé são usados. Já o jogo ao alvo é utilizado para descobrir números. Outros trabalhos que fazem parte das oficinas são o prendedor de contas, também usado para estudo das operações e os blocos lógicos coloridos, usados para ensinar formas, cores e espessuras.

Com 277 alunos e 12 professores, o circuito matemático da Dolores Garcia agita as dependências externas da unidade e os alunos passam a gostar da disciplina. Um deles é João Pedro Cardoso. "É muito divertido. As aulas são muito legais. Aprendo bem melhor", contou.

De acordo com as diretoras Luisa Karla Sodré (geral) e Samantha Velberto, o aulão faz parte de um projeto pedagógico semestral, que de forma contextualizada, estabelece relação entre a Matemática e o mundo fora dela, desenvolvendo habilidades para aplicar os conceitos matemáticos. "Os alunos dos turnos da manhã e tarde ficam bastante envolvidos. O revezamento conta com intervenções pedagógicas diferentes. A garotada faz questão de participar de todas as oficinas. O aulão conta com o empenho de todos os professores e auxiliares", destacou Samantha.

A secretária de Educação, Marilena Garcia, afirma que a intenção da rede municipal é promover melhorias nas condições do ensino aprendizagem. "O objetivo é desenvolver competências e habilidades para aplicar os conceitos matemáticos no dia a dia", ressaltou. Para melhor aplicabilidade da disciplina, a secretária lembrou a alteração da grade curricular da Matemática em Álgebra e Aritmética.

A secretária de Educação lembra ainda que as escolas municipais estão se preparando para participar da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas, a programação é reconhecida na rede municipal por destacar estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e menções honrosas, e assim apresentar um currículo significativo na trajetória nacional da programação.


Fotos Relacionadas