logo

Auxiliares de serviços escolares participam de capacitação

23/07/2018 15:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Capacitação termina nesta terça-feira para profissionais que atuam nas 106 escolas da rede, nos Cemeaes e no CAp

Os cerca de 1,5 mil auxiliares de serviços escolares (ASEs) participam de capacitação de suas práticas, num curso de dois dias, na Cidade Universitária, para ampliar os conhecimentos na atuação diária com os alunos em salas de aula e no trabalho de apoio nas secretarias das escolas. O curso começou nesta segunda-feira (23) e termina nesta terça (24), acontecendo das 8h às 18h, e faz parte da formação continuada que a Secretaria Municipal de Educação oferece aos profissionais envolvidos no processo educacional, visando à gestão de qualidade nas unidades da rede.

Os ASEs são profissionais que atuam na Educação Infantil, no atendimento de alunos com necessidades especiais e no apoio aos professores do segundo segmento do Ensino Fundamental. Eles trabalham nas 106 escolas da rede, no Colégio de Aplicação (CAp) e nas unidades do Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes).

- Nosso entendimento é que os auxiliares compõem a equipe educacional das escolas e lidam diariamente com os alunos. Por isto preparamos este curso de acordo com as sua atribuições para que objetivo coletivo, que é a educação de qualidade para todos, seja atingido - disse a secretária adjunta de Educação Básica, Gelda Maria Rodrigues.

Ninguém melhor do que os próprios ASEs para dizer se o curso atingiu o seu propósito, como Fernanda Gomes e João Santos.

- Fomos acolhidos com cultura, material do curso e muito conhecimento, o que nos faz sentir valorizados. É isto o que esperamos para melhorar ainda mais o nosso trabalho: nos sentir gente, antes de mais nada - avaliou Fernanda. “Com certeza. O evento foi aberto com música e contação de histórias, e os profissionais nos trazem assuntos importantes para o nosso dia a dia com os alunos. Uma alegria enorme fazer parte desta equipe”, completou o colega João.

Os temas abordados são variados como “Primeiros socorros”, com a equipe da Defesa Civil Municipal; alimentação saudável, com nutricionistas da rede; e inclusão social com coordenadores da Secretaria. O curso foi dividido em dois turnos - manhã e tarde - nos dois dias a fim de que todos sejam atendidos com os mesmos temas abordados.

A Defesa Civil usou bonecos para simular os diversos tipos de atendimentos que podem ser feitos diante de vítimas de desmaio, hipotermia (temperatura abaixo de 36 graus), crise convulsiva, obstrução de vias aéreas, mordida de animais, ingestão de produtos químicos e outros assuntos que dependem de manobras certas e rápidas para salvar vidas. A equipe também passou os telefones do Serviço de Emergência, chamada gratuita: 192 ou 193.

O evento foi aberto com a apresentação do saxofonista Dudu, seguido de contação de histórias com o grupo HistoriArte, da Secretaria de Educação. O curso ocorre no auditório Claudio Ulpiano, no bloco A, e no auditório do bloco B.

A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas