logo

Cerca de 50 escolas aplicam o Saerjinho 2013 nesta quarta

16/04/2013 17:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Avaliação segue Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Cinquenta e três escolas da rede municipal de ensino aplicarão nesta quarta-feira (17) nos turnos da manhã e tarde, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho) 2013. A nova avaliação externa vai envolver alunos dos 5º e 9º anos. Ao todo, 1.553 alunos de 50 turmas do 9º ano de escolaridade serão avaliados. Além disso, um total de 2.843 alunos de 111 turmas do 5º ano também farão a prova, que vai abranger as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O Saerjinho seria aplicado nesta terça-feira (16) nos municípios da região, no entanto, por determinação da Secretaria Estadual de Educação, idealizadora da avaliação, a prova foi transferida com a intenção de melhoria na logística.

Diante da avaliação, os alunos serão submetidos a quatro modelos de provas diferentes. As turmas dos alunos do 5º ano de escolaridade vão responder a 22 questões de Matemática e 22 de Língua Portuguesa.

Já os alunos do 9º ano de escolaridade farão 26 questões de Português e o mesmo número de Matemática. Na região, a aplicação do Saerjinho foi aderida em Macaé, São Francisco do Itabapoana, Cambuci, Conceição de Macabu e São Fidélis.

Para realizar a prova, os estudantes vão receber cartões-respostas e provas com códigos específicos, em que terão que identificar nomes dos alunos, das turmas e da unidade municipal. Além disso, os próprios professores das salas serão responsáveis pela aplicação. Uma das novidades é que o Caderno de Provas ficará na unidade municipal, como forma de mecanismo pedagógico para ser utilizado durante o dia a dia com os alunos, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

Com a adesão ao sistema de avaliação, a Prefeitura de Macaé não vai mais aplicar a Prova Macaé. Outra finalidade da rede municipal de ensino é que por meio do Saerjinho, a educação chegue a um melhor planejamento pedagógico voltado para as competências básicas e também reforçar a qualidade ensino dos que apresentam defasagem idade-série. Além disso, a parceria entre os governos municipal e estadual segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

O “Saerjinho” será uma prova diagnóstica, que visa conhecer o sistema educacional do município. Ainda não há data de divulgação dos resultados da avaliação, que será corrigida pela Universidade Federal de Juiz de Fora.