Cidade Universitária: espaço de convivência acadêmica e social
Foto: Flávio Sardou
Prefeitura construirá o quarto bloco da Cidade Universitária, que será destinado à UFF
A Cidade Universitária é um espaço voltado para o conhecimento e a convivência social. Com este foco, representantes das duas universidades federais – UFF e UFRJ – abrigadas no campus-Macaé, se reuniram com o prefeito, Dr. Aluízio, e o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães, na tarde desta quarta-feira (19). A nova gestão da Funemac está empenhada na consolidação da interiorização das atividades das universidades no município de forma compartilhada com professores, alunos e corpo técnico-administrativo das instituições, a fim de construir o cronograma integrado de ações futuras.
Durante a reunião, o prefeito Dr. Aluízio confirmou que a prefeitura construirá o quarto bloco da Cidade Universitária, que será destinado à UFF e pontuou:
- É uma honra para Macaé ter as universidades na Cidade Universitária. A sociedade precisa desse polo universitário, com ensino superior gratuito de qualidade. Mas a gestão desse polo universitário tem de ser pautada na boa convivência entre as instituições, sempre pacífica e integrada, para o melhor ambiente dentro deste espaço que é de todas as pessoas. A prefeitura participa de todo esse processo com vistas a um ambiente sempre vivo – disse o prefeito.
O prédio da UFF será construído na área anexa aos blocos da UFRJ, que está no processo de ocupação do B; e o C está sendo construído. Ao todo, a Cidade Universitária oferece 17 cursos de graduação nas três instituições, sendo: 11 da UFRJ; três da UFF; e três da FeMASS, que funciona no bloco A, contíguo ao administrativo da Funemac. A UFRJ oferece ainda dois cursos de pós-graduação.
- Inúmeros talentos estão na Funemac e são importantes para o processo de construção da identidade da Cidade Universitária e de toda a sua estrutura. De forma organizada e com apoio das instituições que estão aqui esse processo fica mais fácil de se consolidar. É um trabalho continuado que exige esforço conjunto. O que buscamos é que as universidades cresçam e ampliem a oferta de cursos na Cidade Universitária, com laços fortes também com a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que é da prefeitura e funciona neste mesmo espaço. Essa parceria é transparente e importante para o município – ressaltou Gleison Guimarães.
A assessora especial do reitor da UFF, Geralda Freire Marques, destacou a importância da Cidade Universitária no cenário da educação superior no país:
- A UFF tem um olhar especial para Macaé e a Cidade Universitária está se consolidando como um dos maiores polos universitários do Brasil, com universidades federais distintas abrigadas no mesmo ambiente -, disse. Geralda também é conselheira administrativa da Fundação Euclides da Cunha (FEC), mantenedora da UFF.
Novos cursos na UFF-Macaé
O diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (UFF-Macaé), Mauro Florentino, disse que em abril, visitará algumas universidades brasileiras para conhecer de perto o processo pedagógico dos dois novos cursos - Turismo e Hotelaria - que serão oferecidos no campus Macaé, provavelmente a partir de 2015.
Segundo ele, a UFF deverá ter um hotel-escola na Cidade Universitária e abrirá mais concursos públicos este ano para professores efetivos. Um edital já foi lançado no último dia 17 e as inscrições estão abertas até 15 de abril. Mais detalhes no portal da prefeitura: (http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/uff-abre-concurso-para-professor-com-vagas-para-macae).
A mesa foi composta por Gleison Guimarães; Geralda Freire; Mauro Florentino; a diretora pró-tempore da UFRJ, Elizabeth Accioly; e o gestor de convênio da prefeitura com a UFF, por meio da Funemac, Ângelo Prado.
Também participaram da reunião, o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, e as bibliotecárias da UFF, superintendente de Documentação (SDC), Ana Maria de Hollanda Cavalcanti de Sá Couto, e a coordenadora de Bibliotecas, Sandra Lopes Coelho; e da UFRJ, a coordenadora geral do Sistema Integrado de Bibliotecas, Paula Mello, e Lia Baião, além de representantes dos professores, alunos e técnico-administrativos das duas universidades.
A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.