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Colégio Eraldo Mussi participa de avaliação internacional

22/10/2013 17:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino aderiu ao Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). Macaé é uma das cidades do país que contará com a avaliação, que será nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, a partir das 7h.

A prova será promovida pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Santiago. A unidade escolar foi escolhida pela Unesco. O objetivo é melhor compreender o impacto da aprendizagem de uma unidade situada em área de vulnerabilidade.

No ensino municipal, a prova do TERCE será aplicada para alunos do 4º ano de escolaridade. Nesta quarta-feira (23) serão avaliadas competências na área de Língua Portuguesa. Já na quinta-feira (24) o estudo será voltado para a disciplina de Matemática. Com a adesão ao Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, a secretaria de Educação poderá utilizar a informação estatística, que tem reconhecimento internacional para supervisionar as ações educacionais e o cumprimento das metas do governo municipal.

O objetivo do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo é destacar não apenas o desempenho escolar dos estudantes, mas os fatores e as intervenções voltadas para aprendizagem. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, a TERCE servirá como um referencial para ações educacionais. “A avaliação internacional comparativa servirá também para que os educadores reflitam sobre as atuais estratégias de ensino e possíveis ferramentas pedagógicas que poderão ser implementadas”, ressaltou a subsecretária de Ensino Fundamental.

Com a aplicação do TERCE, a Unesco Santiago tem a intenção de trabalhar em prol de uma educação de qualidade para os estudantes da América Latina e Caribe. A prova será aplicada por profissionais que participaram de curso de formação específica e será avaliada pela coordenação, que também visa contribuir com as decisões sobre políticas educativas e por meio dos resultados de pesquisa, destacar referências.

- Esta será mais uma alternativa para diagnosticarmos o ensino municipal, em especial desta escola, para contextualizar estratégias e até mesmo ter outras vertentes de comparação, tendo em vista a qualidade do ensino - disse a subsecretária Rosângela Lobo.

O modelo da avaliação é projetado e dirigido para países como Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Honduras, Guatemala, México, Paraguai, Equador, Uruguai e Costa Rica de acordo com a particularidades sociais e educacionais da região, o que vai possibilitar a contextualização de resultados.