logo

Competição do Programa 'Atleta na Escola' acontece nesta sexta-feira

15/08/2013 10:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Em Macaé, a previsão é que cerca de 250 alunos de sete escolas municipais participem desta etapa

Estudantes do Ensino Fundamental na faixa dos 12 aos 17 anos da rede municipal de ensino participam das competições de atletismo nesta sexta-feira (16). A etapa vai acontecer na sede do Forte Marechal Hermes, às 8 horas. O evento marca o início do programa em parceria com o governo federal, “Atleta na Escola”.

O programa tem as finalidades de difundir a prática desportiva entre os estudantes e fortalecer a identificação de jovens talentos numa perspectiva de formação educativa integral que eleve o desempenho escolar e esportivo. Durante o programa, as escolas que se cadastraram

vão participar de jogos escolares nas próprias unidades e pontos esportivos do município.

Em Macaé, a previsão é que cerca de 250 alunos de sete escolas municipais participem desta etapa. A competição desta sexta-feira vai consistir em provas de 75 metros, mil metros e salto em distância para as categorias masculino e feminino na faixa de 12 a 14 anos. Já os estudantes da categoria masculino e feminino de 15 a 17 anos vão competir nas provas de cem metros e três mil metros, além de salto em distância. Cada unidade poderá levar 36 atletas.

De acordo com o coordenador de Esportes da rede municipal de ensino, Ricardo Cortês, a intenção é classificar os melhores atletas para representar Macaé na etapa estadual, cuja data ainda será definida. A programação também contará com finais nacionais, que serão promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Participarão alunos das unidades escolares Ciep 455 Municipalizado Maringá, Sana, Engenho da Praia, Eraldo Mussi, Generino Teotônio de Luna, Neusa Goulart Brizola e Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

O “Atleta na Escola” tem como meta a participação de estudantes com o objetivo de servir de base para o plano Brasil de Medalhas.

Cada escola beneficiária receberá a soma de R$ 1 mil como valor fixo, acrescido de valor variável per capita. Os recursos financeiros deverão ser empregados na aquisição de materiais e/ou contratação de serviços para realização de reparos e/ou pequenas adequações para favorecer a manutenção, conservação e melhoria das instalações físicas da escola para a realização de atividades educativas e esportivas.