logo

Correção de fluxo avalia alunos com defasagem idade e ano de escolaridade

29/08/2013 17:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Termina nesta sexta-feira (30) a avaliação geral dos 249 estudantes do 6º ao 9º ano de escolaridade, que fazem parte das turmas de Correção de Fluxo. O programa é realizado na rede municipal de ensino com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar que o estudante deveria estar cursando.

Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º e 6º ao 9º anos) participam do projeto. Ao todo quatro escolas municipais contam com turmas do “Correção de Fluxo”. São elas: Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, Samuel Brust e Professora Elza Ibrahim.

De acordo com a coordenação do projeto, após a aplicação da prova, que já foi realizada no mês de agosto com alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade, os professores irão se reunir para avaliar os pontos que merecem aprofundamento de conteúdo e as intervenções pedagógicas que buscam a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Com o avanço do “Correção de Fluxo”, os alunos participam de avaliações com a finalidade de que seja sanada a distorção idade e ano de escolaridade junto ao estudante até a faixa de 14 anos.

Além disso, as atividades ministradas no “Correção de Fluxo” são específicas e direcionadas aos alunos que, segundo a coordenação, conseguem de acordo com o ensino, estudar em dois anos de escolaridade em um semestre. Atualmente, o perfil dos estudantes do projeto abrange em sua maior parte alunos provenientes de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.

Projeto segue currículo previsto

O projeto segue o currículo previsto na rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares.

É o caso do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, unidade em que a turma do Correção de Fluxo participa neste sábado (31), a partir das 8h, de programação cultural intitulada Literarte.

Haverá apresentação de painéis e ilustrações em tecidos produzidas pelas turmas. Foi trabalhado com os alunos o poema da professora da unidade, Janaína Zimmer, em homenagem à Macaé no projeto “Conheça Macaé”.

Os profissionais que atuam no projeto fazem parte de cursos direcionados, que acontecem a cada quinze dias. A programação visa reforçar o planejamento e projetos que destacam o cotidiano do aluno, a vida social e a importância dos estudos.