Curso de Contadores de Histórias incentiva educadores da rede municipal
Foto: Maurício Porão
Nesta sexta-feira (7) foi realizada mais uma etapa do curso, desta vez direcionada aos que atuam com Educação Infantil
Destacar a importância da arte de contar histórias e incentivar o gosto pela leitura. Este é o objetivo da Formação Continuada para cerca de 60 contadores de história que atuam na rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (7) foi realizada mais uma etapa do curso, que desta vez foi direcionado aos que atuam com Educação Infantil. Foi relacionado o bicentenário de Macaé com as histórias.
Durante a programação mensal, os profissionais que trabalham nas salas de leitura fizeram parte de uma programação específica que teve como uma das propostas levar motivação sobre a magia da leitura e técnicas adequadas de contação de histórias para os alunos da rede municipal de ensino.
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, uma das finalidades é incentivar os educadores com a utilização de recursos pedagógicos, que visam contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. “A contação de história potencializa o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno”, ressaltou.
O curso ministrado pelas equipes de contadores de histórias da rede municipal e do HistoriArte contou com apresentação de vídeo, contação de lenda africana, ênfase para alternativas de leitura, atividades sugestivas de como montar histórias, dinâmicas, reflexão sobre o tema “A biblioteca secreta de cada um”, que levou aos educadores a relembrar as memórias afetivas da infância.
Também durante a formação, houve destaque para depoimentos, leitura e apresentação do vídeo “Surgimento do Visconde de Sabugosa”. Os participantes também terão a chance de intensificar atividades com os estudantes do segmento de Educação Infantil voltadas para contos, fábulas, crônicas e histórias de personagens como herois, princesas, dragões e outros animais.
A professora da sala de leitura da Escola Municipal de Educação Infantil Ormy Moura Marinho, Laureci Leopoldino Augusto, se emocionou com a capacitação.
Ela afirma que não pensou duas vezes para se inscrever no curso. “Sou professora há 26 anos, tenho cerca de 20 alunos e quero aprender a encantá-los ainda mais com a arte das histórias. Sempre convivi com a leitura e estou muito feliz com o meu trabalho na Serra”, disse.
Da mesma opinião é a professora Maria Jaqueline Lima. Ela atua na Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques e afirmou que os mais de 280 alunos com que trabalha apreciam histórias. “Quero aprender de tudo. A minha intenção é incentivar ainda mais o gosto pela leitura e escrita, além de contribuir na qualidade das aulas. Por isso resolvi fazer parte do curso”, pontuou.