logo

Curso de Contadores de Histórias incentiva profissionais da educação

03/10/2013 11:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Narrativa, voz, corpo, memória e a importância de contar são abordados em curso de Contadores de Histórias

Atuar com leitura de textos que aguçam sonhos, fantasias, criatividade e o gosto pela literatura. Este é o propósito de cerca de 60 profissionais da educação, que participam do curso de Contadores de Histórias, ministrado na secretaria de Educação. A maior parte deles atua em salas de leitura, reforço e bibliotecas.

No decorrer da formação, que segue até o final do ano letivo, os profissionais participam de dinâmicas de grupos, atividades de relaxamento e simulações para atuar nas unidades municipais de ensino. No final da programação, os professores e futuros contadores de histórias vão participar de entrega de certificados.

O curso é reconhecido no ensino municipal por levar motivação à leitura e técnicas adequadas de contação de histórias como narrativa, voz, corpo, memória e a importância de contar. Para isso, são abordados durante os módulos a utilização de recursos pedagógicos, que visam contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem

Além disso, os futuros contadores recebem dicas e apresentações especiais do grupo HistoriArte, que visita as aulas para destacar o trabalho ministrado na rede municipal de ensino junto às turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além disso, o grupo também tem a finalidade de incentivar os professores participantes do curso.

Não são apenas informações sobre o trabalho com apresentação de contos, fábulas, crônicas e histórias de personagens como herois, princesas e dragões, que o curso oferece. Durante as aulas, alguns alunos que são mais introvertidos conseguem superar a timidez. Uma delas é a auxiliar da rede municipal Marli Alves dos Reis. A aluna, que está concluindo o curso de Pedagogia, pontuou que o curso contribui para sua vida pessoal e profissional.

- Tenho uma filha de seis anos e meu diálogo com ela melhorou. Vou me formar no curso de Pedagogia e com certeza quero me dedicar à arte de contação de histórias, que contribui com o ensino - disse Marli.

Já a professora de turma de classe hospitalar Rita Luzie contou que o curso é maravilhoso. “Gosto muito de contar histórias e não pensei duas vezes em me inscrever na formação para levar o encantamento das historias para os alunos que estão internados”, pontuou.

No decorrer das aulas, a coordenação do curso de Contadores de Histórias enfatiza questões como “A importância das histórias para aprendizagem”, “Leitura Oral e Cidadania” e as habilidades do contador de história como visualizar mentalmente cada parte da história, ter força e clareza na voz, cuidar da respiração, respeitando sinais de pontuação do texto, manter o ritmo próprio de cada história, usar vocabulário adequado a cada faixa etária do ouvinte e não falar nem muito alto, nem muito baixo.

Já o HistoriArte segue um cronograma específico conforme a agenda da direção das unidades escolares. A contação de histórias provoca no aluno imaginação, observação e também amplia as experiências, gosto pelo artístico e estabelece ligação entre fantasia e realidade.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a rede municipal prioriza a contação de histórias infantis e juvenis em prol do reforço da qualidade do ensino.

- A contação de histórias favorece a ampliação do vocabulário, o gosto pela leitura e escrita e sobretudo contribui na formação do aluno diante do desenvolvimento cognitivo e cultural. Despertar a curiosidade e a dedicação à leitura são desafios e propostas do ensino municipal - ressaltou.