Curso de Medicina da UFRJ é avaliado pelo MEC
O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé recebeu, nesta segunda-feira (10), a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi avaliar a parte prática dos estudantes nos laboratórios, ambulatórios e unidades de saúde conveniadas como Hospital Público Municipal (HPM) e Hospital São João Batista.
O campus conta, atualmente, com cerca de 110 universitários, em Macaé, e 52 no Rio de Janeiro, que foram remanejados em abril de 2012. O encontro foi marcado por reuniões com professores e alunos da instituição no município. Em seguida, todos os locais de estudos práticos foram avaliados: HPM, Casa do Idoso, Centro de Convivência do Idoso e laboratórios.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UFRJ, Jussara Matias Neto, a parceria com a prefeitura é fundamental para o aprimoramento da instituição na cidade. “Desde um acordo com o Ministério Público, em 2010, estamos tendo avanços no desenvolvimento da estrutura do curso. Além das instalações, o governo também contribui com as bolsas para os professores. Os representantes do MEC aprovaram a estrutura prática oferecida a esses estudantes”, explicou a coordenadora.
Já está andamento o processo seletivo para o preenchimento de 46 vagas de professores das mais diversas especialidades médicas. Com isso, a universidade aumenta em 100 % o seu quadro do corpo docente. Em agosto, está prevista a entrada de mais 30 alunos no campus Macaé, aprovados no vestibular do ano passado.
Participaram da avaliação representantes da Comissão Gestora Pedagógica da universidade e o diretor da UFRJ, Gilberto Zanetti.
Campus - Com cinco anos de funcionamento, a UFRJ de Macaé atende 1,7 mil estudantes no Campus Aloísio Teixeira, nos cursos de Graduação de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia, além do curso de Ciências Biológicas, ministrado quase exclusivamente no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem). O campus UFRJ-Macaé também atende 70 estudantes em dois cursos de mestrado, que devem receber no meado deste ano, novos estudantes.