logo

Dia do Diretor é comemorado em seminário

12/11/2015 17:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Correção de Fluxo Escolar beneficia 44 turmas com 967 alunos

O Dia do Diretor foi marcado nesta quarta-feira (11) pela realização do primeiro Seminário do Programa de Correção de Fluxo Escolar. A programação, voltada a profissionais da rede municipal e de cidades vizinhas, contou com a integração de profissionais da Educação e alunos do programa, que atende aqueles com defasagem idade-ano de escolaridade.

Com o tema “Ensinar e aprender: reconstruir caminhos da aprendizagem”, o Correção de Fluxo Escolar beneficia 44 turmas com 967 alunos. Deste total, 457 estudantes são do primeiro ao quinto ano e 590 de sexto ao nono ano. O programa atende proposta do governo federal e segue o currículo previsto na rede municipal de ensino, já utilizado pelas unidades escolares, se destacando principalmente por elevar a estima dos alunos que conseguem avançar nos estudos.

A programação contou com apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos no decorrer deste ano como “Labirinto Elétrico”, destaque na Feira de Ciências do Colégio Municipal Eraldo Mussi, trabalhos artísticos sobre Africanidade, materiais recicláveis que servem como jogos pedagógicos e o livro “Espetáculo das Águas”, da escritora e contadora de historias, Ana Paula Mattos.

A abertura do seminário contou com apresentações da coordenadora Aldelúcia Porto, que destacou o sucesso do programa diante da aprendizagem e leitura poética da também representante do programa, Tânia Pacheco, além da presença da subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues.

Peças integram alunos e professores

O público aplaudiu as diversas apresentações. São elas: peça teatral com estudantes do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, encenação com jogral dos alunos do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, paródia com alunos da unidade municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Os professores elogiaram o programa. Entre eles, Charles Felipe Santos e Ana Caetano.

- Seminários como estes são essenciais. Este programa contribui com o desenvolvimento do processo de ensino - disse Ana.

Também foi ministrada palestra com a pedagoga e mestre em Políticas Sociais, Scheila Ribeiro de Abreu, responsável pelo tema “Dados nacionais da defasagem idade-ano escolar e resgate social”. Na ocasião, ela destacou o panorama da região Norte Fluminense com enfoques sobre evasão, repetência e abandono.

Já a pedagoga representante da rede municipal de São João Barra, Neidimar Abreu, enfocou a temática “Desvendando a prática pedagógica: pedagogia de Projetos”. Ela elogiou o programa executado em Macaé e destacou a importância de estratégias pedagógicas em prol do desenvolvimento do processo de ensino do “Correção de Fluxo Escolar”. “Este programa é muito dinâmico e importante para o ensino-aprendizagem”, explica.

O secretário de Educação, Guto Garcia, pontuou que o programa Correção de Fluxo Escolar é importante para resgatar o tempo em que o aluno, por algum motivo, precisou interromper os estudos. “Temos que incentivar e levar reflexão aos profissionais que se dedicam a programas como estes, que alcançam resultados positivos na educação”, pontua. Ele lembra ainda da importância do diretor no cenário educacional. “Parabenizo todos os diretores que se empenham nas unidades escolares. O professor é o coração da escola. É ele que mantém contato com profissionais, alunos, comunidade escolar e órgãos ligados à Educação com muita dedicação. Por isso, este profissional merece aplausos”, opina.

De acordo com a coordenação, o programa é ministrado na rede municipal com o objetivo de reforçar o processo ensino-aprendizagem e é ministrado nas turmas de Ensino Fundamental, com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante até a faixa de 14 anos deveria estar cursando.


Fotos Relacionadas