Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Educação Inclusiva lança atividades no Instagram
Foto: Arte
Cerca de 400 estudantes foram diagnosticados com autismo na rede municipal no ano letivo de 2019
Mesmo em período de suspensão das aulas, como parte das ações de enfrentamento do coronavírus (Covid-19), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, hoje, dia 2 abril, está sendo destaque de muitas aulas on line no blog www.educacaonaopara.com, com acesso pela página principal do site macae.rj.gov.br. Na ferramenta disponibilizada gratuitamente para alunos das redes públicas e privadas, durante o período da quarentena, são oferecidos conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados, sugestões de links e exercícios preparados pelos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Pré-Vestibular Social. Além do blog, a equipe de profissionais da Educação Inclusiva também está com dicas no Instagram (@educacaosocioemocionalmacae) de como trabalhar com habilidades socieomocionais junto aos alunos com espectro do autismo, oferecendo sugestões de atividades simples para serem realizadas em família.
De acordo com dados da Secretaria de Educação, cerca de 400 estudantes foram diagnosticados com autismo na rede municipal no ano letivo de 2019. Em Macaé, uma média de 1.200 alunos com laudos específicos são atendidos na Educação Especial, mas existem ainda estudantes em processo de avaliação (parecer pedagógico do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou laudo clínico. A rede municipal conta com 56 salas de recursos, ambientes específicos de atendimento, que visam assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência no ensino.
O blog conta com explicações para o público alvo da Educação Inclusiva com atividades, sugestões de links, além dicas de como destacar habilidades socioemocionais. Segundo a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, o trabalho com habilidades socioemocionais para alunos com espectro autismo é um dos destaques. "Quem apresenta autismo tem dificuldades na interação social. Reconhecer expressões, expressar de forma adequada e compreender quando é sua vez de falar são algumas das habilidades sociais, que precisam ser trabalhadas com os alunos. Para isso, estão sendo transmitidas dicas simples", observa.
O material também conta com orientações semanais para trabalhar com alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Também são repassadas atividades para atendidos das salas de Apoio Pedagógico Específico (APE), que são estudantes do 1º ao 5º ano, que apresentam transtornos de aprendizagem, emocionais ou de comportamento da infância e adolescência.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, o ensino municipal segue a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Lei 13.977, que cria a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea), além da previsão legal 13.146/2015 que dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
"No município, a proposta da Educação Inclusiva da rede municipal é reforçar atendimento educacional especializado, fortalecendo assim o processo de inclusão nas classes comuns de ensino regular com recursos pedagógicos e tecnológicos", pontua.