Dia Nacional da Consciência Negra na rede municipal
O Dia da Consciência Negra, cuja data alusiva é 20 de novembro, será marcado na rede municipal de ensino por uma programação especial no dia 30 de novembro. A comemoração está sendo definida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. A previsão é que profissionais da Educação tenham acesso a atividades do Programa de Cultura Afro-Brasileira, como produções de estudantes e mini-oficinas. O evento vai acontecer das 8h às 17h, no auditório 31, da Secretaria de Educação. Além deste encontro, as escolas municipais também vão realizar, durante a semana da Consciência Negra, atividades voltadas à data.
Na oportunidade haverá a culminância dos projetos referentes à Lei 10.639/2003, que tornou obrigatórias a inclusão da Cultura Africana e Afrobrasileira na grade curricular. Com isso, professores da rede municipal de ensino inseriram em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, Luta dos negros no Brasil, Ccultura negra brasileira, e No negro na formação da sociedade nacional. “Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a pasta tem um papel fundamental na disseminação da cultura Africana e Afrobrasileira. “A proposta da Secretaria é focar na questão da identidade e diversidade”, ressalta.
Ele observa ainda que a lei determina que as escolas ensinem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo é de suma importância. “Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. A rede municipal de ensino está cada vez mais comprometida nesta proposta A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas",reforça o secretário.
Para ampliação das ações voltadas para o Programa de Cultura Afro-Brasileira, a Secretaria de Educação investe na capacitação dos profissionais que atuam em sala de aula. Além disso, também são ministradas palestras específicas sobre o tema para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (noturno). A subsecretária Cláudia Márcia Alves pontuou que para intensificar as ações, também são executadas visitas técnicas que levam aos profissionais da Educação estudos e levantamento sobre o funcionamento das bibliotecas e o conteúdo dos acervos. “A intenção é inserir ou ampliar o número de materiais didáticos como livros e recursos audiovisuais voltados para africanidade nas bibliotecas e salas de leitura”, salienta.
Ela finalizou lembrando que escolas municipais, como Maria Isabel Damasceno Simão, Coquinho e Engenho da Praia se destacam com feiras e oficinas com a finalidade de mobilizar os estudantes em atividades que visam enaltecer a história, cultura, tradições e ações que são executadas até hoje com a proposta de resgatar e valorizar a cultura afro-descendente.
Zumbi dos Palmares - Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. E a escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. E o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).