Dia Nacional do Livro é comemorado com ações na rede municipal
Foto: Rui Porto Filho
Prioridade da educação é incentivar o gosto da leitura nos alunos
O próximo domingo (29) é Dia Nacional do Livro. A rede municipal lembra a data com a realização de ações pedagógicas voltadas para a formação do leitor como HistoriArte, grupo de contadores da rede municipal e funcionamento da Biblioteca sobre Rodas, que seguem a proposta de provocar a reflexão, imaginação e integração através das histórias.
Com 22 anos de atuação, o grupo HistoriArte se destaca por levar magia da contação de histórias para alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e eventos culturais no município. Além das escolas, onde as visitas são marcadas em um calendário próprio, o grupo leva também contação de histórias para os asilos, hospitais, praças, entre outros locais.
Outra prioridade é incentivar o gosto da leitura e, para isso, o grupo vem ao longo dos anos criando formadores por meio dos cursos de contadores de histórias, no Centro de Formação Carolina Garcia, que funciona no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Um dos destaques do curso é a turma com alunos da terceira idade.
De acordo com a coordenação do Programa de Leitura da rede municipal, os cursos voltados para professores foram a maneira encontrada pelo grupo para perpetuar a tradição da contação de histórias.
"Contar histórias é uma arte. Muitas pessoas têm um dom especial para esta tarefa, mas isso não significa que pessoas sem esse dom não possam tornar-se bons contadores de histórias. Com algum treinamento e alguns recursos práticos, qualquer pessoa é capaz de transmitir, com segurança e entusiasmo, o conteúdo de uma história para os pequenos", diz Margarida Barcelos, que perdeu as contas de quantas histórias já contou.
Desde que foi criado, o Grupo HistoriArte já praticou atividades de formação com diferentes profissionais, o que contribuiu para ampliar a capacidade de articulação do grupo com os meios e, sobretudo, qualificar na ampliação de repertório e formas de construir e compartilhar com o público o prazer de contar e ouvir histórias da literatura brasileira e universal.
As ações do grupo começaram em 1995, através da parceria firmada entre a prefeitura e o programa Leia Brasil, que era promovido pela Petrobras. No programa, foi ministrado um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal. Do curso, nasceu o grupo de contadores de HistoriArte, por incentivo do professor, contador de histórias e escritor Celso Sisto.
Biblioteca
O HistoriArte também reforça as atividades do projeto Biblioteca sobre Rodas, um ônibus que visita as escolas estimulando o gosto pela leitura através dos seus títulos. Dotado de cerca de 500 títulos, como clássicos da literatura, fábulas, quadrinhos, romances, ficção científica e da cultura africana e indígena para manuseio e leitura dos alunos,o espaço itinerante oferece a oportunidade dos alunos viajarem no universo da literatura. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a criação do veículo segue a concepção do escritor Mário de Andrade, que teve a iniciativa do ônibus biblioteca em 1936.
"Com a leitura de diversas obras, os educadores provocam nos alunos a reflexão, imaginação e integração. O incentivo à leitura e o desenvolvimento de talentos são propostas da Biblioteca sobre Rodas, que prioriza a magia da leitura", ressalta a coordenadora do Programa de Referência à Leitura, Gisele Souza.
A Biblioteca sobre Rodas é equipada com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático específicos para contação de histórias e rodas de leitura.