logo

Dr. Aluízio confirma avanços na educação em audiência pública

11/06/2013 11:02:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Encontro reuniu cerca de 160 profissionais da rede municipal de ensino e representantes do Executivo e Legislativo

O prefeito Dr. Aluízio afirmou, na noite desta segunda-feira (10), durante da audiência pública sobre a Educação, realizada na Câmara de Vereadores, que o governo avançou na implantação de benefícios reivindicados pela categoria. O encontro reuniu cerca de 160 profissionais da rede municipal de ensino e representantes do Executivo e Legislativo. “Nossos avanços são concretos e com prazos. Estamos discutindo com todos, de forma transparente, desde o início do governo, as melhorias para a Educação”, disse.

Foram destacados pontos como a implantação da Lei Federal 11.738/2008, a partir de agosto, que garante aos professores o direito de usar 1/3 de sua carga horária para atividades de planejamento, reajuste de 100 % no Vale Alimentação, aumento salarial de 9.5%, convocação de mais de 500 profissionais da área aprovados no último concurso, incorporação da Regência nos casos de licença maternidade, doença e aposentadoria, além da instauração de uma comissão paritária para desenvolver a revisão do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos, que contará com cinco integrantes do governo e cinco profissionais da educação do município.

O prefeito ressaltou a importância de reavaliar as áreas de risco da cidade e proporcionar aos demais profissionais da educação, além dos professores e auxiliares de serviços escolares, o benefício de 20% no solário para quem atua em comunidades consideradas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “A segurança nas escolas também é nossa prioridade. A Secretaria de Ordem Pública em parceria com a Educação irá desenvolver diversas ações para garantir a segurança de alunos e professores. Mas tudo isso é um processo que vamos construir juntos”, frisou Dr. Aluízio.

De acordo com informações da Secretaria de Educação, a área tem realizado ações para atender a demanda da rede. Uma delas foi solicitação de retorno de profissionais da Educação para sua secretaria de origem. Além disso, em agosto, ocorrerá processo simplificado para contratação temporária e, no final do ano, é prevista a realização de concurso público com o objetivo de suprir a carência de alguns cargos. Outro intuito é melhorar a administração da verba que as escolas recebem para compra de materiais de consumo e contratação de serviços jurídicos.

A proposta do governo é inserir a escola no contexto social, buscando promover ações que garantam a instituição um espaço de respeito e interação com a comunidade.


Fotos Relacionadas