logo

Ecologia e sustentabilidade são destaques da V Feira de Ciências do CAp-Funemac

02/06/2014 16:14:00 - Jornalista: Bertha Muniz

Desenvolver a qualidade do ensino capacitando seus alunos para projetos de pesquisa e extensão. É essa a proposta do Colégio de Aplicação (CAp), da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que promoveu nos dias 30 e 31 de maio, sua V Feira de Ciências. Foram apresentados projetos de estudantes das 1º, 2º e 3º séries da instituição, auxiliados por monitores acadêmicos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), ambos do campus Cidade Universitária, que auxiliaram na execução das propostas apresentadas na feira.

Os alunos do CAp-Funemac uniram simplicidade e ousadia mesclando inovações tecnológicas com soluções tradicionais na apresentação dos trabalhos. Estudantes da 1ª série, Ana Clara, Letícia e Manoelly, criaram um projeto de um ventilador portátil que para funcionar basta ser ligado através de um cabo USB. A ideia parece simples, mas além de prática é sustentável. A explicação vem de Ana Clara, - que como todos os alunos que estiveram na feira-, demonstrava conhecimento pleno sobre seu projeto.

“Apesar de possuir a função principal de refrescar uma pessoa em dias quentes, nosso ventilador chama atenção para o desperdício e acúmulo de lixo eletrônico, que já é três vezes maior que o lixo convencional. Utilizamos um cd para fazer as hélices, uma garrafa pet de 600 ml e um cabo USB. Todo esse material seria descartado”, explicou a estudante.

Para a diretora do CAp- Funemac, Wanessa Leal, a quinta edição da feira superou suas expectativas. “A cada ano nos surpreendemos mais com a qualidade dos trabalhos e sabemos que isso reflete no aprendizado. Estou bem satisfeita pelos alunos e pelos professores”, pontuou a diretora.

Entre as propostas apresentadas um aplicativo para detectar os tipos de dores de cabeça e musculares mais comuns direcionando o paciente a medicação indicada; o uso de ervas como tratamento de doenças através da medicina alternativa; um aquecedor solar feito com placas de PVC, onde a economia para a aquisição pode chegar a R$ 1.800 e, ainda, um projeto sobre a reciclagem de pilhas, visando a conscientização sobre os impactos ambientais provenientes do descarte de resíduos tecnológicos.

O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, esteve na feira e disse ter ficado impressionado com a qualidade dos projetos. “O que vi foram alunos apresentando propostas com propriedade na fala e na execução. O nível dos projetos estava excelente e nos motiva a pensar no futuro desta geração capaz de criar e pensar alternativas inteligentes e ao mesmo tempo ecológicas e sustentáveis. Estes estudantes irão acrescentar muito no desenvolvimento da cidade de Macaé, através da oportunidade que estão tendo de ampliar seus horizontes e aplicar seu conhecimento”, avaliou.

Os projetos apresentados na feira ainda serão expostos em competições no município e no estado. O CAp é mantido pela Funemac, vinculado à FeMASS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e funciona na Rua Almirante Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros.