Educação: alunos da rede municipal recebem certificados do Proerd
Foto: Juranir Badaró
Curso do Proerd chamou atenção das crianças sobre os malefícios das drogas
Cerca de 700 estudantes participaram, na terça-feira (2), no Ginásio Poliesportivo Juquinha, da entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM). Os certificados foram entregues aos alunos das escolas municipais Zelita Rocha, José Kalil Filho, Jacyra Tavares Duval, Neusa Brizola e Renato Martins, além do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola. A solenidade contou com a apresentação do coral Bernardo Alves da Escola Municipal Jacyra Tavares Duval e com premiação dos alunos que participaram do concurso de redação sobre drogas.
O subtenente do 32º Batalhão de Polícia Militar, Juarez Monteiro, disse que as aulas do programa acontecem durante o semestre para alunos da rede pública de ensino que estejam cursando o 5º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental. “Ensinamos as crianças a dizer não às drogas, bem como mostramos a elas todas as drogas lícitas e ilícitas, principalmente quais são os seus efeitos. Além disso, falamos sobre bullying e todos os tipos de violência”, explicou.
Para a representante da Escola Municipal Neusa Brizola, o curso do Proerd chamou atenção das crianças sobre a importância de tomar decisões certas, que vão influenciar o futuro de cada uma delas.
Lição para vida toda
Os alunos do Colégio Municipal Renato Martins, localizado no Aterrado do Imburo, disseram que o curso foi bom e eles aprenderam muito sobre drogas, principalmente os seus malefícios.
Para o aluno do 5º ano, Alexandre Cordeiro Alves, de 11 anos, o curso serviu para que ele aprendesse sobre os efeitos que as drogas fazem no organismo. “Durante as aulas aprendi muito, principalmente sobre os prejuízos que as drogas fazem no nosso corpo. Achei ótimo”, disse.
Vitória Clein, de 10 anos, contou que durante sua participação no curso, o que chamou atenção foram os efeitos que o cigarro causa na pessoa. “Os dentes ficam amarelos, o pulmão preto, causando outros problemas de saúde para a pessoa”, ressaltou.
Jefferson Nunes dos Santos, de 11 anos, frisou que o curso foi uma lição de vida. “Aprendemos sobre as consequências do uso das drogas e a fazer a coisa certa para que isso não atrapalhe o nosso futuro”, concluiu.