logo

Educação comemora o Dia Mundial da Alimentação Saudável

15/10/2015 16:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

A exposição de alimentos naturais e livres de agrotóxicos da Agricultura Familiar fez parte da programação

O Dia Mundial da Alimentação, cuja data alusiva é nesta sexta-feira (16) , foi comemorado, nesta quinta-feira (15), pela rede municipal de ensino com uma programação diferenciada no hall da Secretaria de Educação. O evento contou com a participação dos profissionais da Educação, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Agroeconomia.

Foram exibidos vídeos sobre a importância da alimentação saudável e o novo guia alimentar e também expostos alimentos naturais e gêneros da Agricultura Familiar, disponibilizados pelos 70 produtores da Cooperativa da Agricultura Familiar de Macaé representantes do Trapiche, Serra da Cruz e Assentamento Celso Daniel. O evento ainda enfocou a celebração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que escolheu o ano de 2015 para celebrar o solo e a importância da agricultura familiar.

Durante o evento, cinco expositores da Cooperativa da Agricultura Familiar tiveram a oportunidade de comercializar e expor produtos como salsa, batata, doces de abóbora, de aipim e banana, cuscuz, pimentão e tomate. De acordo com a diretora executiva da cooperativa, Miria Marins, o Dia Mundial da Alimentação Saudável foi a oportunidade para mostrar os gêneros produzidos com dedicação e qualidade. “Esta foi mais uma porta aberta. Apresentamos um pouco do nosso trabalho e vendemos. Ficamos satisfeitos com a procura dos produtos”, contou.

Com o tema “Verdade no campo e na cidade”, a programação teve a finalidade de destacar a composição do cardápio da alimentação escolar com ênfase a gêneros sem agrotóxicos e adubos químicos. O secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que a intenção da atividade é conscientizar o público sobre a importância da nutrição e alimentação saudável. “A rede municipal segue determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A alimentação saudável contribui para o aprendizado do aluno”, disse.

Já a coordenadora de Nutrição, Georgia Allen, lembrou que o Dia Mundial da Alimentação foi marcado pela conscientização do consumo de alimentos naturais. “A iniciativa foi proveitosa, pois destacamos o cardápio servido na merenda escolar com foco na Agricultura Familiar”, explicou, apontando a importância dos cuidados com o consumo de alimentos industrializados exibidos na programação.

A servidora Maria José Pessanha fez questão de prestar atenção nos rótulos de produtos como biscoitos, cereais e sucos em sachê. “É importante saber o que os alimentos contêm. Fiz questão de comprar batata doce, doce de abóbora e pimentão. A coordenadora de Nutrição Escolar nos possibilitou um olhar diferenciado sobre o que colocamos na nossa mesa”, frisou.

Lei - Macaé trabalha em prol do reforço da segurança alimentar e segue a determinação da Lei 11.947/2009 que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do governo federal, na compra de produtos da agricultura familiar. O trabalho, supervisionado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, conta com uma equipe de nutricionistas e técnicos.

Hoje, os produtores que trabalham com Agricultura Familiar atendem 42 escolas da rede municipal, mas a proposta é ampliar para 70 unidades de ensino.


Fotos Relacionadas