Educação de Macaé será apresentada em Portugal
Foto: Bruno Campos
Robótica, dentro do programa #inovareaprender, será detalhada
Depois de ter sido premiada entre as 50 melhores secretarias do país, agora a Educação de Macaé vai representar o Brasil durante as Jornadas Pedagógicas no Agrupamento de Escolas Santa Bárbara - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que vai acontecer em Porto, Portugal.
Durante a visita, que será iniciada na terça-feira (25), haverá troca de experiências das gestões educacionais entre Portugal e Macaé. O ênfase é nas ações voltadas para inovação e gestão democrática, que garantiu Macaé ter o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da história.
A programação contará com conferências e palestras específicas na quarta-feira (26). A secretária de Educação, Marilena Garcia, vai apresentar as intervenções educacionais do ensino municipal. Estarão com ela representantes do ensino de Portugal como a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Suzana Sistelo e Ariana Cosme, pedagoga da Universidade do Porto e consultora científica do Agrupamento.
Durante as Jornadas Pedagógicas, serão abordados os temas "Práticas educacionais criativas", que será ministrado pela coordenadora do Centro de Formação Continuada Carolina Garcia, Flaviá Picon e "Papel Social da Escola: experiências", proferido pela orientadora pedagógica Maria Inês Barreto.
Também serão enfocados assuntos como "Intervenção psicossocial no território educativo", "A gestão da indisciplina nas escolas e nas salas de aula"; pela pedagoga Ariana Cosme, além de "Programas de Incentivo ao estudo: porto seguro e coadjuvação", "Avaliação interna" e "Programa Inovador de Educação Financeira: caixa de crédito".
Além das palestras, na terça-feira (25), haverá visita à Universidade do Porto, para uma vivência com os alunos do curso de Pedagogia. Já na quinta-feira (27) será realizada aula de campo na tradicional Escola da Ponte.
A coordenadora de Educação da Universidade da Ponte, em Portugal, Ariana Cosme, esteve em Macaé em agosto do ano passado participando do encontro do projeto Entrelaçando Linguagens. A mestre em Ciência da Arte e escritora de histórias, Bia Bedran, ministrou na ocasião a palestra "A importância da leitura e de brincadeiras nas séries iniciais". Em seguida, Ariana visitou diversas escolas da rede pública de ensino e a Cidade Universitária. Marilena Garcia apresentou no evento, que teve a participação da coordenadora da Universidade da Ponte, o processo de democratização de ensino e os avanços da Educação de Macaé.
Criação do Centro de Formação é um dos destaques
Entre as ações da rede municipal que serão apresentadas em Portugal estão a criação do Centro de FormaçãoCarolina Garcia, que oferece vários cursos gratuitos de capacitação, para atender aos profissionais da rede de ensino.
A criação do centro faz parte das metas da Secretaria de Educação em prol da valorização dos que atuam nas 106 escolas municipais. Outra intervenção que será destacada é o sucesso da Robótica do programa "#inovareaprender", reconhecido nacionalmente. Aprovado por cerca de 60 alunos do 4º ano ao Ensino Médio e professores, o #inovareaprender conta com o Núcleo Municipal de Robótica funcionando na Cidade Universitária.
O programa AÇÃOtransformAÇÃO também será destaque no evento. Ele reúne estratégias e políticas públicas em prol do combate à violência nas escolas do 6º ao 9º ano. Outro avanço foi a elaboração e a efetivação dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos de forma colaborativa com a integração de profissionais da rede.
A eleição direta dos diretores também será citada - ao todo 106 diretores receberam o certificado de posse para preencher as funções durante o triênio 2016, 2017 e 2018. Esta foi a segunda eleição de diretores da gestão.