Educação desenvolve ações de preservação do meio ambiente
Atualmente no Brasil são produzidos, por dia, aproximadamente 120 mil toneladas de resíduos recicláveis. São diversos materiais que servem como sustento para muitas famílias e que deixam de ser despejados na natureza. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está realizando uma série de ações voltadas à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Em uma delas, a Subsecretaria Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, está promovendo à Semana da Reciclagem para sensibilizar os estudantes com relação à importância do tema.
Em comemoração, um concurso de cartazes ecológicos está sendo realizado. O objetivo é despertar o interesse dos alunos sobre o reaproveitamento de resíduos recicláveis, estimular as habilidades artísticas e o senso crítico em relação às questões sócio-político-ambientais, ressaltar a importância da responsabilidade sócio-ambiental e ajudá-los a compreender a necessidade da implementação de Educação Ambiental em nossa sociedade.
- É importante que as escolas usem os projetos para preservação do meio ambiente como ferramenta pedagógica, já que assim estarão promovendo a socialização entre os alunos, ampliando seus conceitos sobre o aspecto ambiental do planeta. Isso contribui diretamente na melhora da qualidade de vida de todos – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
O período das inscrições para o concurso de cartazes ecológicos se iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 4 de maio. Para isso, basta que as escolas respondam, por oficio digital ou e-mail, que serão enviados pela Coordenação de Meio Ambiente com as fichas de inscrição.
A escola interessada ainda pode ir até a sala 119, na sede da Secretaria de Educação, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, caso queira participar.
Os cartazes deverão ser confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas pet, tampinhas e latas de bebidas, jornais, revistas e papelão, entre outros. A exposição terá a sua abertura no hall da Secretaria de Educação e prosseguirá, de 7 a 11 de maio, nas unidades escolares. Somente os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino podem participar e os trabalhos deverão ser confeccionados por eles em sala de aula.
- Nossa intenção é trabalhamos nas escolas com o objetivo de levar aos professores, funcionários e estudantes uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente - pontuou a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.
Uma comissão julgadora se encarregará de avaliar os trabalhos. O grupo vencedor será contemplado com um passeio ao Parque Municipal do Atalaia: “Será um passeio com café da manhã e almoço, em que eles vão ter a oportunidade de conhecer a nossa fauna e nossa flora, tendo contato com a natureza ao longo do caminho e aprendendo sobre todos os aspectos do ecossistema local”, explica o coordenador de Meio Ambiente, Amauri Júnior.
Além disso, prossegue também o programa de plantio de mudas nas unidades municipais de ensino. A próxima deve ser o Colégio Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa. Além disso, o cronograma para as visitas técnicas para definição das demais escolas que participarão do projeto também já está sendo montado.
Já o projeto Campos verdes, em parceria com a ONG Casa do Caminho, que percorreu, em 2011, as escolas Ancyra Gonçalves Pimentel, Dolores Garcia Rodriguez, Zelita Rocha, Ciep Maringá, Aterrado do Imburo, São Sebastião dos Quarenta e Sana, com plantio de mudas e palestras voltadas à conscientização ambiental, também está sendo reestruturado para 2012.