Educação divulga resultado do concurso educativo do livro
Foto: Maurício Porão
A equipe vencedora é do Colégio Municipal Engenho da Praia
Saiu o resultado do concurso educativo “Com minha escola aprendo a utilizar e devolver o livro didático”. A programação tem a finalidade de valorizar e replicar as boas práticas de gestão do Programa do Livro Didático. A equipe gestora que ganhou o concurso e será homenageada é a do Colégio Municipal Engenho da Praia. A unidade também teve o mascote cuidador selecionado, cuja produção foi do aluno Tiago Rodrigues Ribeiro.
Outra premiação será para os slogans em que a banca escolheu a produção das estudantes Bruna Caetano de Paula e Thais Santos da Conceição de Souza com as respectivas frases: “O livro didático pode mudar pensamentos, mudar a leitura e até a própria pessoa” e “Na minha escola eu aprendo a cuidar e conservar o Livro Didático, com ele vou longe”. A educadora premiada pelo controle da utilização e conservação do livro didático é a professora de Língua Portuguesa Jane Lúcia Moreira Belido. A premiação está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (8), em local a ser divulgado.
As iniciativas escolhidas passaram por uma comissão julgadora formada por representantes da Secretaria de Educação. Também foram analisados os critérios originalidade, criatividade e relação das estratégias e slogans com o tema do concurso. Outra proposta do concurso foi sensibilizar as escolas quanto à execução de ações que visam às boas práticas na gestão educacional. Participaram escolas municipais que abrangem o primeiro segmento (1º ao 5º ano) e o segundo segmento (6º ao 9º ano). De acordo com a coordenação do Programa do Livro Didático, todas as escolas municipais que se dedicaram apresentaram ações inovadoras que seguem o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
- Este trabalho tem como resultado maior a aprendizagem dos alunos e a formação de valores nas ações de cidadania. Contamos sempre com o apoio e participação de todas as unidades municipais envolvidas no projeto, cumprindo o compromisso perante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disse a coordenadora do programa na rede municipal, Roze Thomaz.
Durante o concurso também foram avaliadas atividades pedagógicas que podem fazer dos planos de ação, como práticas para recebimento dos livros e conservação dos exemplares didáticos que os alunos fazem utilização.
De acordo com a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o governo municipal segue os princípios legais do FNDE, em relação à utilização adequada do livro didático. “A finalidade é assegurar a prática de ações eficazes como campanhas de devolução e conscientização da comunidade escolar”, explicou a secretária de Educação.
No decorrer da programação, foram implementadas atividades como "Dia do encapamento do material didático", “Amigo do Livro”, "Confecção de campanhas como mascote do livro", apresentações teatrais, iniciativas musicais e cartazes educativos. Na pauta também foram executadas ações que visam contribuir na melhoria da execução do Programa Nacional do Livro, controle de entrega e devolução de livros (em caso de transferência).