Educação e Ministério Público unidos
Foto: Bruno Campos
Objetivo é o alcance de estratégias para a prevenção da violência nas escolas
Representantes da Prefeitura de Macaé e da Secretaria de Estadual de Educação estiveram reunidos nesta segunda-feira (16) com a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Regiane Dias Pinto, no Ministério Público Estadual (sede Macaé). O objetivo foi o traçar estratégias para a prevenção e repressão da violência nas escolas. O próximo encontro está marcado para o dia 4 de julho e contará com a presença ainda do Conselho Tutelar e as polícias Civil e Militar.
A secretária de Educação, Marilena Garcia, explicou os programas adotados para minimizar a violências nas escolas, como o projeto Educação pela Paz, que será ampliado a partir deste mês; a realização de um Seminário Educação Participativa: Diálogos e Parcerias, nos próximos dias 07 e 08 de junho no Centro de Convenções, onde as equipes gestoras das escolas estarão reunidas tratando diversas questões. "As escolas estão desenvolvendo projetos para aproximar as famílias por reconhecer ser fundamental a participação dos familiares no dia a dia escolar. Além disso temos programas esportivos tendo como polo o Ciep Maringá", afirmou Marilena.
- Devemos pensar em regras de convivência no ambiente escolar e medidas para os atos de indisciplinas. Os gestores devem unir esforços em atividades preventivas e ampliar o foco, capacitando pessoas que possam atuar como mediadores dos conflitos. Devemos identificar os nós e tentar melhorar a realidade e, para isso, precisamos saber as iniciativas que estão sendo adotadas. A capacitação de mediadores pode ser feita por meio de parceria com as universidades" destacou a promotora.
Além da Educação, participaram da reunião representantes da Guarda Municipal e da Procuradoria Geral do Município.
Parceria - Para melhorar a Educação Básica nos municípios, o Ministério Público Federal e os Ministérios Públicos estaduais estão desenvolvendo o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) - Escola com Participação. Macaé é o município piloto desse projeto. Em março foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Macaé, com a participação de representantes das escolas públicas, gestores da Educação e vereadores para explicar essa ferramenta de parceria e união entre o poderes públicos e a sociedade civil. Entre as medidas adotadas estão: implantação de site de apoio pedagógico; aulas de reforço nas unidades de ensino; treinamento para professores voltados para a aplicação da Prova Brasil; lançamento do concurso de slogan Aluno Nota Mil; simulados e palestras de conscientização e mobilização para a Prova Brasil; inauguração do Centro de Formação Continuada Carolina Garcia; ponto extra para os alunos que realizarem a prova Brasil; plantões de combate à evasão escolar e a criação do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) diurno e correção de fluxo.