logo

Educação e Saúde realizam prevenção e tratamento dentário

01/03/2018 09:24:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Novidade este ano é o Tratamento Restaurador Atraumático

O Programa Saúde na Escola, realizado em parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, deu início as atividades deste ano letivo. Cerca de 40 profissionais visitam diariamente as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental aplicando flúor, promovendo a escovação correta, ministrando palestras informativas voltadas para a saúde bucal e fazendo atendimentos de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) em alunos de dois a nove anos. A previsão é que 91 escolas da rede recebam as equipes de Saúde Coletiva durante todo o ano e que 31 unidades sejam visitadas por profissionais que farão o TRA.

O TRA - Tratamento Restaurador Atraumático - é a novidade este ano e consiste em uma alternativa para cuidar da cárie dentária. A coordenadora da Saúde Coletiva da Saúde, Carla Bittencourt, explica que a dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia. "Se precisássemos de cadeira de dentista em todas as escolas da rede, não conseguiríamos fazer o trabalho. Já para os alunos que estão com cáries mais profundas, a nossa equipe faz o agendamento no Centro de Especialidades Odontológicas, comunica aos pais, para que eles consigam fazer o tratamento de segunda a sábado no consultório", detalhou.

Desenvolvido primariamente para uso em programas comunitários e escolares, o TRA possui equipamentos portáteis, facilmente instalados. A metodologia do TRA é particularmente apropriada para uso em escolas, lares de idosos e residências particulares.

As 31 unidades escolares que receberão os atendimentos de TRA das equipes da saúde coletiva são: Carmem de Jesus França, Alcides Ramos, Profª Maria José Ferreira Barros, Arlete Ribeiro José, Arlete Carvalho José, Cândida Maria da Silva Viera, profª Olímpia Ribeiro dos Santos, Anna Benedicta, André Vinicius de Souza Gonçalves, Carmem de Jesus França, Edda Evelyn, Emilson de Jesus Machado, Esmeria Pereira Reid, Gésia de Oliveira, Hilda Ramos Machado, Imboassica, Iracy Pinheiro Marques, José Bruno de Azevedo, Dr. Juventino da Silva Pacheco, Profª Laura Sueli de Campos Barcelar, Leda Maria Lêdo Esteves, Maria Cecília Tourinho Furtado, Maria das Dores Souza Tavares, Maria das Graças da Silva Ribeiro, Marlene Diniz Caldas, Profª Marli de Vasconcelos Lemos, Profª Neiva Mariano dos Santos, Nossa Senhora da Conceição, Profª Olímpia Ribeiro dos Santos Machado, Profª Therezinha de Carvalho Moreira e Wanderley Quintino Teixeira.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a Saúde e a Educação precisam estar sempre trabalhando nesses projetos em parceria para que os resultados sejam eficientes, resguardando e atendendo os alunos da rede. A superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, responsável pela coordenação da saúde nas escolas, destaca que quando o trabalho de todas as unidades escolares forem finalizados, eles voltam para revisão.


Fotos Relacionadas